Crítica | Um Lugar Silencioso


Título: Um Lugar Silencioso

Direção: John Krasinski
Elenco: John Krasinski, Emily Blunt, Millicent Simmonds, Noah Jupe.
Gênero: Suspense, terror
Nacionalidade: EUA
Classificação: 


Sinopse:  Em uma fazenda dos Estados Unidos, uma família do meio-oeste é perseguida por uma entidade fantasmagórica assustadora. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto, a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela percepção do som.



                    Crítica


Estava ansiosa para ver esse filme depois de assistir o ótimo trailer que saiu na internet. E aqui está um dos casos em que o trailer promete e o filme consegue cumprir as expectativas. Um Lugar Silencioso é um filme classificado como suspense/terror, em que criaturas, guiadas exclusivamente pelo som, estão dizimando a raça humana, e uma família tenta se adaptar a viver em completo silêncio para sobreviver. É claro que imprevistos acontecem, criando situações cheias de perigo e tensas, que mantem o telespectador com o olhar preso a telona.

Dirigido por John Krasinski, que também o protagoniza, o filme utiliza de ótimas atuações e um uso inteligente do som para criar um filme tenso, dramático e que consegue causar pânico a quem assiste, apresentando cena em que prendemos a respiração preocupado com o desenrolar da cena. O próprio trailer do filme já dá um gostinho da cena da atriz Emily Blunt em que está em trabalho de parto sem poder fazer um único som. Em um filme de poucas falas e com linguagem dos sinais, fica por conta dos atores a expressão necessária para passar a emoção ao telespectador. E a escolha do elenco foi perfeita. 

John  e Emily são excepcionais em seus papeis. A atuação muitas vezes assustada dela, e com razão, é fundamental para levar a quem assiste, aquela sensação de pânico que a cena pede. John e até mesmo as crianças, Millicent (que é realmente surda) e Noah (do filme Extraordinário) estão muito bem em seus papeis. O filme não conseguiria atingir o nível que conseguiu sem um elenco bom e que conseguisse passar a dramatização necessária.

É preciso também falar do Som. Em uma história em que não fazer barulho é tão importante, os poucos sons existentes devem ser aproveitados e a trilha por trás do filme também tem um papel importante para criar o clima que é necessário em qualquer filme de suspense/terror. É muito interessante como o filme se aproveita dos momentos de completo silêncio ou quando ouvimos pelo ponto de vista da personagem surda, para causar um incomodo em quem assiste e para que compartilhemos os sentimentos do personagem presente. Percebe-se que os sons presentes no filme são verdadeiros personagens, como parte importante da história.

Um Lugar Silencioso é um filme que consegue se destacar dentro do gênero e apresentar um enredo que conquista o telespectador e o aproxima dos personagens. Ele consegue passar uma crua realidade, em meio a uma história ficcional, mas que não fantasia demais, prendendo a respiração de quem assiste até o último segundo. Para quem gosta de um bom suspense com um pouco daquela sensação do terror, mas sem cenas fantasmagóricas, temos aqui um filme que só vai causar elogios.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário