Resenha: Uma Dobra no Tempo | Madeleine L'Engle


Título: Uma Dobra no Tempo

Autora: Madeleine L'Engle
Editora: Harper Collins
Número de páginas: 212
Classificação: Nenhum texto alternativo automático disponível.
Sinopse:
Era uma noite escura e tempestuosa; a jovem Meg Murry e seu irmão mais novo, Charles Wallace, descem para fazer um lanche tardio quando recebem a visita de uma figura muito peculiar.
“Noites escuras são a minha glória”, diz a estranha misteriosa. “Foi só uma lufada que me pegou de jeito e me tirou da rota. Descansarei um pouco e seguirei meu rumo. Por falar em rumos, saiba que o tesserato existe, sim.”
O que seria um tesserato? O pai de Meg bem andava experimentando com a quinta dimensão quando desapareceu misteriosamente... Agora, com a ajuda de três criaturas muito peculiares, chegou o momento de Meg, seu amigo Calvin e seu irmão Charles Wallace partirem em uma jornada para resgatá-lo. Uma jornada perigosa pelo tempo e espaço.
Uma Dobra no Tempo é uma aventura clássica, que serviu de inspiração para os mestres da fantasia e da ficção científica do mundo, agora adaptada para os cinemas pela Disney. Junte-se à família Murry nesta jornada, entre criaturas fantásticas e novos mundo jamais imaginados.

                                                       Resenha


Eu tenho um desafio para você.
Feche os olhos e, independente da sua idade, se lembre da sua criança interior. Converse com ela.
Quais eram seus medos? Porque Meg, nossa protagonista, não gosta de admitir, mas tem um monte. Assim como a gente.

Ela não se dá bem na escola, não é bem vista pelos outros alunos e seu orientador também não ajuda muito. Seu pai, cientista, saiu para realizar uma missão perigosa há tanto tempo que ela não se lembra e ainda não voltou para casa. Seus irmãos gêmeos parecem ser melhores que você em tudo: notas altas, atléticos e engraçados. Sua mãe, que também é uma incrível cientista, tem a aparência física e emocional bem diferente da sua: alta, cabelos ruivos vibrantes e raros olhos cor violeta; sem falar da calma, leveza e sua natural sensação de que tudo vai dar certo. Para completar, seu irmão, Charles Wallace, é muito inteligente para sua idade, apesar de ainda não ter entrado na escola. Ele sim parecia ter puxado os pais, e não ela.

Por que, logo ela, filha de pessoas brilhantes, não tinha qualidade alguma? Por que logo ela, Meg Murry, tinha que fazer tudo errado?
E bom, é aí que sua história começa.

Em uma noite incomum, escura e tempestuosa, tudo muda. Na promessa de encontrar o paradeiro de seu pai, Meg embarca numa aventura pelo universo com Calvin, seu amigo, e Charles Wallace, seu irmão; e claro, eles não estão sozinhos: acompanhados de três senhoras que, vestidas de maneira um tanto quanto não tradicional , são confiáveis, de acordo com seu irmão.

Será?

Uma Dobra no Tempo foi outro livro que me pegou de surpresa, até porque esperar o tradicional de um livro de fantasias é bem fácil. O que a gente não sabe é que mesmo o que é aparentemente previsível pode surpreender, e bom, esse foi o caso. Embarquei totalmente na história; é uma leitura fluida e tranquila, com informações muito legais sobre física e matemática (eu vi essa carinha feia que você fez aí, hein) que nos fazem entender melhor o que se passa na história.

Minha única crítica é que me pareceu que a autora teve pressa em botar um ponto final na história, então ficou sem muito detalhamento. Pode ter sido proposital, uma vez que o objetivo do livro é outro.

A busca por seu pai revelará tanto a Meg quanto a seus acompanhantes que o universo pode ser um lugar grande – e infinito, até onde a gente sabe – mas que o que guardamos dentro de nós é muito, muito maior.


Afinal de contas, onde há trevas, seja luz.

Ah, não se esquece de dar uma visitadinha a sua criança interior sempre que puder. Garanto que vocês vão se divertir muito.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário