Crítica | Desobediência


Título : Desobediência
Direção: Sebastián Lelio
Elenco:Rachel Weisz ,Rachel McAdams ,Alessandro  Nivola ,Anton Lesser ,Alan Corduner, Nicholas Woodeson , David Fleeshman e Bernice Stegers
Gênero: Drama , Romance
Classificação: 
Sinopse: A fotógrafa Ronit (Rachel Weisz) retorna para a cidade natal pela primeira vez em muitos anos em virtude da morte do pai, um respeitado rabino. Seu afastamento foi bastante abrupto e o reaparecimento é visto com desconfiança na comunidade, mas ela acaba acolhida por um amigo de infância (Alessandro Nivola), para sua surpresa atualmente casado sua paixão de juventude, Esti (Rachel McAdams).



                                                                                    Crítica

Temos como plano a história de Ronit ( Rachel  Weisz) uma verdadeira eremita que a anos atrás se afastou da família e comunidade judaica para viver em Nova Iorque como fotógrafa e por conta de uma morte decide retornar à sua cidade natal.

Apesar do filme parecer até mesmo pelo trailer um romance lésbico tradicional, me pareceu ao término da exibição do longa uma história mais sobre retomar o que ficou no passado por medo e outra questões impeditivas, e fazer no presente algo sobre isso. Não vou dar spoiler sobre o final, mas posso adiantar que temos duas personagens muitos interessantes e cheias de camadas muito bem interpretadas pelas lindas, talentosas e xarás Rachel  Weisz e Rachel McAdams que estão muito confortáveis em suas personagens e dialogando de forma sinuosa e sutil num cenário silencioso e cinzento.

Suas personagens parecem estar buscando sentido e entender como chegaram até aquele momento de suas vidas. É bonito e triste ao mesmo tempo  assistir um amor que não se realizou mas ainda está ali latente e mal resolvido.

Eu me rendi ao roteiro logo no início  quando o rabino em sua fala, trás o conceito de humanidade  e de escolha de que como seres humanos nós estamos exatamente entre a clareza dos anjos e bestialidade dos animais e segundo ele está ali a nossa oportunidade em escolher sermos ou não desobedientes, o que faz todo sentido com a história contada em seguida.

É um filme que vai nos fazer refletir sobre esses conceitos e até mesmo nos perguntar e se estivesse eu no lugar dessas mulheres, qual seria a minha escolha? A obediência dos anjos ou a desobediência dos animais?

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário