Resenha: A História do Cinema para Quem tem Pressa | Celso Sabadin

Título: A história do cinema para quem tem pressa
Autores: Celso Sabadin
Editora: Valentina
Número de páginas: 200
Classificação: 

Sinopse: A História do Cinema para Quem Tem Pressa se propõe a contar uma das maiores sagas do século 20 (e deste início do 21) para quem precisa apertar o passo ou está apertado de tempo. E quem não está? Em 200 páginas, contextualizado com cada momento histórico, e escrito em linguagem clara e acessível, Sabadin traça um panorama do cinema - linguagem que há mais de um século revoluciona nossa maneira de ver a vida, desde a época em que seus inventores nem sabiam direito o que fazer com ele, até os dias de hoje, quando movimenta bilhões de dólares pelos cinco continentes.

A obra passeia com desenvoltura pelos principais "ismos" cinematográficos do mundo, ao mesmo tempo que conta como nasceu Hollywood, o que aconteceu quando os filmes começaram a falar, por que os alemães inventaram o filme de terror, por que os detetives do cinema usam capa e chapéu, como as duas Guerras Mundiais mudaram os filmes, por que o cinema francês é tão papo-cabeça, como a chegada da televisão mudou tudo, o que afinal é um blockbuster, onde entra o Brasil nessa história toda, e muitos outros temas e curiosidades sobre a chamada Sétima Arte.Só não explica que loucura é essa que nos faz tão apaixonados pela telona e pelo escurinho. Para isso, seria necessário outro livro. Aí sim, sem pressa.



Resenha


Temos aqui mais um livro que faz parte da Coleção História Para Quem Tem Pressa, da Editora Valentina, onde cada livro foca em uma temática diferente, em livros curtinhos, que procuram apresentar o essencial sobre o assunto de forma clara e rápida. E não diferente com esse livro que trata de um tema tão interessante vasto quanto o cinema. O livro tem apenas 200 páginas e consegue fazer a mágica de tratar de um tema tão complexo e conseguir deixar o leitor com a sensação de que ele realmente conheceu o que importa sobre o assunto. é claro que muita coisa é tratada de forma superficial, e o próprio escritor deixa claro de que o livro é apenas um encaminhamento para quem quer se aprofundar mais.

A escrita do livro é muito interessante, e parece que o leitor está em uma conversa com o autor. Ele tenta passar toda as informações de forma simples, e apresentar não apenas o que ele considera o certo, mas os diferentes pontos de vista sobre quem é o "pai" de determinada criação cinematográfica. Acredito que no geral foram apresentados assuntos bem interessantes, principalmente por trazer a origem de diversos nomes, empresa e filmes que são familiares para o leitor, e isso aumenta a curiosidade de quem lê.

A leitura é bastante densa, porque possui muita informação, por isso, apesar de ser um livro curtinho, ele não consegue ser lido rapidamente, e muito menos se a pessoa estiver cansada. É um livro para aumentar o conhecimento de quem se interessa por cinema, e não serve muito como uma leitura para se passar o tempo. Mas é claro que varia muito de gosto, e com certeza é uma ótima escolha para quem gosta de cinema, filmes, ou tem curiosidade pelo tema. O livro também trás imagens bem interessantes, que complementam muito a leitura. Resumidamente, A História do Cinema para quem tem pressa, é um livro muito interessante, bem escrito e com um jeito bem especial de passar o tema para quem lê. E vai deixar o leitor com aquela sensação de que aprendeu muito com pouco tempo.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário