Resenha: O Mau Exemplo de Cameron Post | Emily M. Danforth

Título:  O Mau Exemplo de Cameron Post
Autores: Emily M. Danforth
Editora: HarperCollins
Número de páginas: 448
Classificação: Nenhum texto alternativo automático disponível.

Sinopse: Quando os pais de Cameron Post morrem em um acidente de carro, a primeira coisa que ela sente, para sua própria surpresa, é alívio. Alívio que eles nunca vão precisar saber que, algumas horas antes, ela estava beijando uma menina.

Mas o alívio não dura, e Cam é forçada a morar com sua tia ultraconservadora e sua bem-intencionada mas antiquada avó. Ela sabe que, daqui em diante, tudo será diferente. Sobreviver nessa pequena cidade rural de Montana exige que Cam finja ser igual a todo mundo e evite assuntos indelicados (como diria sua avó), e ela é boa nisso.
Até que Coley Taylor chega à cidade. Coley é perfeita, e tem um namorado perfeito para completar. Ela e Cam forjam uma amizade intensa, que parece deixar espaço para algo mais. Mas assim que isso começa a parecer possível, a religiosa tia Ruth decide que é hora de 'consertar' sua sobrinha, a mandando para Promessa de Deus, um acampamento de conversão que deve 'curar' sua homossexualidade. Lá, Cam fica frente a frente com o custo de negar quem ela é - mesmo que ela não tenha certeza que sabe realmente quem é.



Resenha


Esse livro me chamou muito a atenção logo de cara, porque eu nunca havia lido algo com uma protagonista lésbica. Já tinha lido obras maravilhosas com homens homossexuais como Simon vs A Agenda Homo Sapiens e Minha Versão de Você, então não poderia deixar passar a oportunidade de ler O Mau Exemplo de Cameron Post. Diferente dos outros livros mencionados, ele é bem maior, com mais de 400 páginas. E tudo isso é porque, diferente dos outros, ele pega desde o primeiro momento de autodescoberta da Cameron, quando ela beija alguém pela primeira vez, e todo o  processo de como ela e os outros lidam com quem ela é.

Toda a história é muito bem escrita, e de certa forma tudo o que acontece, até as cenas mais simples, possuem um propósito de mostrar a formação de quem a Cameron é. Ela é uma personagem única, e isso não apenas pelo fato de quem a atrai, mas porque ela é uma personagem forte, mas que não demonstra isso replicando, gritando nem nada assim. Ela lida com o mundo de uma forma muito especial, em meio aos filmes e músicas que escuta. Um detalhe é que o livro se passa no final dos anos 80 e inicio dos 90, então é bem interessante acompanhar como as coisas acontecem, sobre o que estava na moda ou era utilizado na época. Para alguns será algo meio nostálgico e para outro será um mundo novo para descobrir, dependendo da idade do leitor.

Quando li a sinopse e vi que a protagonista seria mandada para instituição de "cura gay" eu imaginava que esse momento da história seria mais sombrio ou mesmo cruel, mas não foi o que aconteceu. O livro manteve a história leve, fácil, e a instituição em si foi uma experiência interessante e ajudou a protagonista se conhecer melhor e também a encontrar outras pessoas com os mesmos questionamentos e problemas que ela. Assim, o livro trás muito essa questão do conhecimento sobre si mesmo, e não é um livro triste ou pesado. Eu queria ter visto um pouco mais de diversão na história, queria ter visto mais os personagens como jovens, ou talvez tenha sentido falta daqueles diálogos divertidos que encontrei em outros livros de jovens que gostei muito.

Mas mantenho o pensamento de que O Mau Exemplo de Cameron Post é um livro muito bom, bem escrito e uma ótima estreia para a autora. Não é um livro de clichês, nem um livro que o foco seja apenas em um romance. Ele tem um tema muito maior e mais complexo, e que merece a chance de ser lido.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário