Resenha: Só Uma Vez | Fernanda Patrocínio

Título: Só Uma Vez
Autor: Fernanda Patrocínio
Editora: Xeque-Matte
Número de páginas: 96
Classificação: 
Sinopse: Só Uma Vez é a história de Rachel, uma adolescente que adora liberdade, seus amigos e seu skate. Mas ela vive em conflito com sua mãe, que não a deixa voar tão longe quanto ela gostaria. As coisas começam a mudar quando a garota se envolve com um cara mais velho, irresistível e muito controlador. Ela vai entender que cuidado e repressão são coisas bem diferentes, e que ela precisa do primeiro, nunca do último.


Resenha
Só Uma Vez é um livro curtinho que trás uma temática bem interessante sobre a relação entre mãe e filha, e de como muitas vezes o jovem sente que está sendo sufocado pela proteção dos pais. A autora faz uma comparação muito legal ao pesar as atitudes da mãe e o comportamento de um namorado opressor. Assim tanto a personagem quando o leitor consegue ver o que há de diferente entre os dois e fazer uma análise sobre o que é proteção e o que é apenas posse.
Apesar de ser um livro curto, acredito que ele consegue passar a mensagem que procura. É uma boa indicação de leitura para os jovens que estão naquela fase de descoberta sobre o que querem para o futuro, e também porque fala do relacionamento com os pais e também quando você entra pela primeira vez em um relacionamento amoroso e muitas vezes não compreende ainda o que esperar ou como perceber se aquele envolvimento é saudável ou não.
A leitura é rápida e fácil, ate indicado para quem está começando o hábito de leitura ou se você quer uma leitura simples, só para espairecer ou sair de uma ressaca literária. 

A autora consegue apresentar muito bem os personagens, e é muito fácil de identificar com a protagonista Rachel ou sua mãe Tereza, dependendo de quem está lendo, já que elas possuem atitudes e características bem reais e verdadeiras. Até gostaria que o livro fosse maior, para poder curtir mais profundamente as situações e os relacionamentos que se formam, mas ele consegue ser conciso e completo no que realmente importa.  É uma leitura gostosa e curtinha que vale a pena ser conferida.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário