Série Maníacos | Silicon Valley 5ª Temporada

Título: Silicon Valley;
Canal: HBO;
Status: 5ª Temporada (em andamento);
País: EUA;
Criadores: Mike Judge, John Altschuler e Dave Krinsky;
Gênero: Comédia, Drama;
Elenco: Thomas Middleditch, Josh Brener, Kumail Nanjiani, Martin Starr, Zach Woods, Amanda Crew e Matt Ross;
Classificação:
Sinopse: Falta pouco para Richard e sua equipe da Pied Piper lançarem uma nova internet, mas novos problemas surgem!




Resenha

 O canal HBO investe pesado em suas produções, sempre com roteiros impecáveis e bem construídos. E não é diferente com Silicon Valley que evoluiu em sua história mesmo sem mudar suas fórmulas, como a do fracasso + algum fator positivo = solução ou sucesso + algum fator negativo = desastre. Desde seu início a série traz como foco, a batalha diária de Richard Hendricks (Thomas Middleditch) em realizar seus projetos no mundo tecnológico e competitivo. Seja em criar um site para download ilimitado e instantâneo de músicas ou criar uma nova internet. Mas sempre, sempre fatores externos o impedem de alcançar o sucesso. E quando ele finalmente alcança, ficamos brevemente felizes pela sua conquista, pois sabemos lá no fundo que a qualquer momento algo ruim pode acontecer com a empresa. Isso funciona muito bem na série.

Nessa nova temporada, Richard está mais autônomo em suas escolhas e muitas vezes assume riscos desnecessários, desconsiderando (como já de costume) os conselhos de Jared (Zach Woods). É como se ele não tivesse aprendido nada durante todos esses anos. Se aprendeu algo, resolveu não ter medo de agir... Sei lá, me pareceu que o personagem se tornou um babaca. Calma, foram as palavras dele na série! A evolução do protagonista é necessária e aqui Richard deixou de ser um cara indeciso, com medo de  se arriscar e por vezes muito ingênuo, para um cara cansado de se ferrar, tornando-se mais corajoso e... vingativo. Talvez por ter passado tanto tempo levando rasteira em quem confiava, resolveu ser mais perspicaz, mas sempre querendo agarrar a chance do sucesso para salvar a empresa e seus funcionários. O problema são suas emoções que interferem em suas ações. Seus ressentimentos ou orgulhos, são os novos fatores que o ajudam a ir de encontro aos novos problemas durante essa temporada.

Evolução da Pied Piper e estagnação da Hooli


Finalmente e mesmo que a passos pequenos, a Pied Piper evoluiu como empresa. Os novos problemas internos são bem explorados entre eles, como: a representação de Richard, sua falta de liderança, a hierarquia e valores da empresa, o papel e a importância de um CEO, a organização de tarefas, motivação da equipe e como lidar com outros líderes. Já a Hooli se tornou uma empresa, sem inovações e que começa a apostar fortemente em um produto obsoleto, resultado de n motivos apresentados nas temporadas anteriores. Gavin Benson (Matt Ross) quase desiste do mundo tecnológico, mas depois de motivado por seu "guru" e por seu assessor/segurança, ele resolve voltar com tudo. Mas esse "voltar com tudo" não é o mesmo que conhecemos. Gavin já não é tão poderoso quanto antes, já que veio sofrendo uma perda gradativa durante a série. Sendo assim, vemos uma empresa nova lutando para garantir seu lugar ao Sol com um produto sem precedentes e uma empresa consagrada no ramo, mas que chegou num ponto onde só possui dois caminhos: inovação ou fracasso.

Reviravoltas 

A série continua trazendo excelentes diálogos, textos e as tomadas de atitude dos personagens como Gavin, Laurie e Monica, por exemplo, são extremamente importantes para o futuro da Pied Piper, seja direta ou indiretamente.

A importância de Jared e do Gilfoyle

Monica e Gilfoyle
Finalmente vemos Jared sendo recompensado por anos de total dedicação. Richard sempre apreciou a ajuda do fiel Jared, mas nunca deu o verdadeiro valor pro cara. E agora, ele se torna o COO (Chief Operating Officer) da Pied Piper, desempenhando o papel com total responsabilidade e competência. Gilfoyle (Martin Starr) também teve sua importância nesse ano, alertando sobre os riscos, mostrando suas preocupações com a empresa, no desenvolvimento da Nova Internet e foi ele quem trouxe a ideia das criptomoedas para a Pied Piper, o que solucionou o problema de investimento nos dois últimos episódios da série. Senti ali no finalzinho da season finale, mesmo que leve, flertes entre ele e Monica (Amanda Crew), o que pode ser mais explorado na sexta temporada.

PiperNet e PiedPiperCoin

No último episódio intitulado "Fifty-One Percent", vemos que finalmente a PiperNet se tornará realidade na próxima temporada. A empresa vai se tornar algo gigante, agora com as criptomoedas e terão que lidar com meios burocráticos bem maiores, como o governo do Estados Unidos. O legal é que no site fictício da empresa, podemos ver o valor da PiedCoin no mercado e as novidades em relação a Pied Piper.
Jìan-Yáng

O personagem está mais presente e importante nesta temporada, já que suas tomadas de ações é o centro que desencadeia todos os problemas que afetam todos na série. Depois dele "se livrar" de Elrich, agora ele possui mais relevância dentro da história.

Considerações finais

Silicon Valley continua relevante ao tratar da comédia, do drama, da abordagem do mundo empresarial, tecnológico e na construção de seus personagens. Senti que faltou alguma coisa nessa temporada. Esperava mais acontecimentos, mas a quantidade de reviravoltas superam isso. Talvez seja a falta do Elrich (T.J Miller) ou é algo haver com o ritmo rápido da história. O legal é acompanhar a evolução da equipe a cada temporada.  Até onde sei, o sexto ano será o último da série e eu ainda não estou sabendo lidar com isso, mas espero que no fim tudo dê certo e a Pied Piper se torne uma empresa de sucesso com uma equipe unida!

Confira o trailer da 5ª temporada:


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário