Séries Maníacos | Altered Carbon


Título original: Altered Carbon
Transmissão: Netflix
Temporada: 1º
Duração: 50 min
Gênero: Policial / Ficção Científica / Suspense
Elenco: Joel Kinnaman, James Purefoy, Martha Higareda
Sinopse : No futuro, a sociedade se acostumou à prática da troca de corpos: após armazenar a consciência de uma pessoa, ela pode ser transferida a outra "capa", podendo viver várias vidas. O mercenário Takeshi Kovacs (Joel Kinnaman) acorda após 250 anos em outro corpo. Além de se adaptar a esta situação e à nova sociedade, ele é contratado por um homem riquíssimo para descobrir o autor de seu próprio assassinato. Tak conta com a ajuda de uma policial mexicana, um ex-militar tentando ajudar sua filha e um robô equipado com inteligência artificial.

 Um futuro distópico com questões pertinentes




A série apresenta a humanidade com a tão sonhada evolução biológica - a imortalidade. As evoluções de automação favoreceram a menor parte da população como já ocorre na atualidade. O seriado não apresenta nenhum aspecto novo sobre o comportamento humano, apenas exacerba todos os atos de crueldade possíveis. Aparentemente quem já viveu 2 séculos não tem mais o que explorar, só preservar.



A separação entre ricos e pobres lembra a atmosfera de Elysium (Neil Blomkamp). Limpeza, organização, silêncio, ordem e até jardim existe acima das nuvens. E mais uma vez somos lembrados que o futuro será de poucos numa escala pior do que a atualidade. O aumento na disparidade financeira e social é pertinente, o desemprego em massa é favorecido e as pessoas tornam-se obsoletas frente aos aparatos tecnológicos.

Na série, a imortalidade é posta em questionamento pela população e manifestos são contínuos. A corrupção, vingança e violência são a válvula motriz vigente. As relações de governo, indústria e política reiteram a união já existente. O corpo torna-se descartável e substituível sempre que for conveniente. Essa é a grande sacada de Altered Carbon, transpor a metáfora do corpo para todos os demais âmbitos que permeiam a existência humana.

Um exemplo prático: Ao longo dos últimos 18 anos, muitos empregos foram extintos. A moeda de troca em nosso sistema é o trabalho que provém dinheiro para aquisição de produtos e serviços. Mas se a oferta de empregos anda cada vez menor e as pessoas ainda precisam comprar e pagar contas, quando ter-se-á o remanejamento de funções e o aprendizado de ofícios necessários que carecem de mão de obra? Ao mesmo tempo, os recursos naturais como água potável e terra tem sido loteados por grandes companhias ao redor do mundo que provavelmente irão ditar as regras de racionamento no momento de boom.



As atuações correspondem ao contexto da época, há muita superficialidade emocional com exceção para as pessoas mais pobres que ainda tem sentimentos bastante carregados. Mesmo assim, o foco da série está voltado para as cenas de ação, investigação sobre o crime e revisão do passado de Kovacs. O seriado vale o tempo porque evoca a reflexão do mundo que estamos deixando nas mãos dos outros e isso não refletiu evolução alguma até hoje.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário