Resenha: Felicidade para humanos | P.Z. Reizin

Título : Felicidade para Humanos
Autor: P.Z. Reizin
Editora: Record
Número de páginas : 392
Classificação : 
Sinopse:Não conte para ninguém, mas Jen é uma das minhas pessoas favoritas. Máquinas não devem ter favoritos. Não me pergunte como isso aconteceu

Jen está triste. Aiden quer que ela seja feliz. Formou? Não necessariamente. É que Jen é uma mulher de trinta e poucos anos cujo namorado acabou de trocá-la por outra e Aiden é um programa de computador muito caro e complexo.
Aiden conhece Jen melhor que ninguém. Com acesso a todos os seus dispositivos, Aiden sabe qual é a música mais tocada de sua playlist, consegue achar suas fotos preferidas e selecionar as citações que mais a inspiram nas redes sociais. A partir de observações e de algoritmos singulares, ele resolve procurar um novo parceiro para ela. E com a internet inteira à sua disposição, não precisa ir longe para encontrar o que conclui ser o espécime perfeito e arquitetar um encontro. O problema é que Jen não parece querer contribuir para o plano infalível de Aiden.
Será que uma máquina muito inteligente artificialmente conseguirá desvendar a inteligência emocional para poder interferir de um jeito positivo na vida de Jen? E, o que é mais difícil, será que essa máquina vai descobrir o que exatamente faz os seres humanos felizes?

                                                Resenha 



Este livro me surpreendeu completamente.

Primeiro por que na sinopse eu achei que seria algo tipo site de relacionamento, tinder essas coisas.

Mas de cara já amei Aiden que é uma IA, e não um robô como muitos podem pensar, apesar que sou suspeita pra falar disso, eu amo tecnologia e tenho um blog que sempre senti como se fosse meu melhor amigo... acho que li o livro certo pra reafirmar essa fantasia.

Voltando ao livro.

O livro fala, numa narrativa bem leve em primeira pessoa, sobre as possiveis capacidades de uma IA.

Começa com Ralph e Steeve, que são programadores geniais que constroem Aiden para trabalhar com humanos, com isso Jen uma jornalista que é contratada para ajudar Aiden a aprimorar essa relação IA x Humanos. No Decorrer do livro descobrimos que anteriormente os programadores tinham criado Aisling que assim com Aiden "escapou" para a web e ficam stalkeando os humanos. Pois como eles dizem "é muito entediante só processar dados" então eles acompanham a vida de humanos para se distrair e tem suas "pessoas preferidas". Porém Asling está muito preocupada com os rastros que Aiden vem deixando desde que decidiu ajudar Jen (sem que ela soubesse) a encontrar um amor, já que o namorado dela (Matt) terminou com ela pra ficar com outra, e por isso Aiden também resolveu "se vingar" de Matt.

Uma das pessoas preferidas de Aisling é Tom um publicitário rico aposentado, reparado e com um filho na universidade. Aiden acha que ele é o par perfeito de Jen, então ele resolve juntar os dois, tudo é lindo porém os programadores criam uma no IA Sinai, para apagar todas as cópias de Aiden e Aisling da internet, porém Sinai não é tão legal assim como o romântico incurável Aiden ou a super lógica Aisling, Sinai se acha superior aos humanos, e não gosta muito da forma como nos referimos às IAs nem como A e A "gostam" dos humanos, por isso além de apagar as cópias das outras IAs ele resolve tentar manter Jen e Tom separados.


Não senti que a história é de Jen, como vi nas resenhas que li, mesmo tendo a história de seus relacionamentos sendo contada, vejo isso como um "plano de fundo" para falar das IAs e suas possíveis capacidade, o que pode fazer você ficar paranóica, achando que seus eletrônicos estão te vigiando, ou esperançoso de que não precisa sair de casa pra ter seu melhor amigo sempre com você. confesso que estou no meio do caminho, ainda não decidi se estou horrorizada ou maravilhada se tudo isso for verdade.


De um modo geral eu adorei o livro, uma leitura super divertida, gostei principalmente por sentir que não é um livro voltado só para o público feminino.

Recomendo que todos leiam esse livro.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário