Resenha: Literalmente | Lucy Keating

Resultado de imagem para literalmente livro
Título: Literalmente
Autora: Lucy Keating
Editora: Globo Alt
Número de páginas: 203
Classificação: 

Sinopse: Annabelle acha que tem a vida perfeita até as coisas começarem a fugir do seu controle quando Lucy Keating, autora best-seller de livros juvenis, vai à sua escola falar sobre seu novo romance e, curiosamente, passa a descrever a vida dela.

Logo fica claro que Annabelle é a mais nova protagonista da história de Lucy e, de súbito, o relacionamento de seus pais não parece mais tão perfeito, a casa que tanto ama corre sérios riscos de ser vendida, Will — um aluno transferido que parece literalmente feito para ela — não é mais tão interessante e Elliot, o melhor amigo de seu irmão, passa a ser algo mais que apenas um coadjuvante em sua história.

                                              Resenha

Literalmente é um livro realmente sobre um livro. Achei muito criativa a iniciativa da autora de escrever sobre uma garota que descobre que está dentro de um livro. Apesar de o paradoxo disso não fazer sentido na trama, já que, se a autora que está escrevendo, todas as ações tomadas pela protagonista, seriam ações tomadas pela autora. E nesse livro, Annabelle tem total controle sobre algumas ações que ela decide tomar. Mas também entendo que se o paradoxo fosse completamente apropriado não teria livro. E não seria tão engraçado.

Literalmente é um livro bem pequeno, divertido e bem fácil de ler. Em certas partes achei um pouco repetitivo, apesar de ser bem curto, por isso precisei dar algumas paradas, mas nada que prejudicasse muito a trama. Acabei lendo bastante rápido, pois admito que fiquei curiosa como Lucy Keating iria fazer o desfecho, já que há uma guerra entre Lucy e Annabelle.

Uma das críticas que tenho sobre o livro é o fato de que Annabelle inicialmente é representada como uma menina extremamente decidida, mas em um dia ela odeia Elliot e no outro está se perguntando se está apaixonada por ele. E não houve muita interação nesse meio termo que poderia causar esse sentimento tão repentino.

Outra crítica do livro é que senti um pouco como se a autora estivesse usando esse livro para uma propaganda de seus outros livros (que são bastante citados durante o enredo) e sobre o seu filme, que não diferente dos livros, também é citado algumas vezes. Sei que ela tem o direito de fazer isso, principalmente quando ela é uma personagem ativa no livro. Mas todo esse merchandising deixa o livro um pouco cansativo.

Ademais, achei o livro gostoso de ler. Dei algumas risadas e indico para adolescente e pré-adolescentes que queiram se distrair um pouco e, no meu caso, sentir um pouco de inveja da organização virginiana de Annabelle.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário