Resenha: Origem | Dan Brown


Título: Origem
Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
Páginas: 427
Classificação: Nenhum texto alternativo automático disponível.
Sinopse:

De onde viemos? Para onde vamos?Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete "mudar para sempre o papel da ciência".O anfitrião da noite é o futurólogo bilionário Edmond Kirsch, de 40 anos, que se tornou conhecido mundialmente por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, há 20 anos, agora ele está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento... algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana.

Os convidados ficam hipnotizados pela apresentação, mas Langdon logo percebe que ela será muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre.Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona à procura de uma senha que ajudará a desvendar o segredo de Edmond Kirsch.
Em meio a fatos históricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo atormentado cujo poder de saber tudo parece emanar do Palácio Real da Espanha. Alguém que não hesitará diante de nada para silenciar o futurólogo.
Numa jornada marcada por obras de arte moderna e símbolos enigmáticos, os dois encontram pistas que vão deixá-los cara a cara com a chocante revelação de Kirsch... e com a verdade espantosa que ignoramos durante tanto tempo.
                                                    Resenha

Dan Brown, autor da saga de livros de suspense intelectual de maior sucesso atualmente, lança mais uma de suas incríveis obras escritas, e desta vez com questões que permeiam a humanidade desde os antigos filósofos gregos até os atuais cientistas mais renomados: “De onde viemos? Para onde vamos? Existe um Deus?”

Origin (“Origem”, traduzido para o português) é seu mais novo lançamento. Mais uma vez, acompanhando as aventuras inesperadas de seu personagem, Robert Langdon, professor universitário de História da Arte e Simbologia da universidade de Cambridge. Dan executa com maestria sua capacidade de fazer seus leitores perceberem que o mundo em que vivemos é recheado de conspirações, simbologias, história, mistério, arte e cultura, envolvendo todos estes pontos numa narrativa originalíssima que prende sua atenção do início ao fim.

O início da história se dá quando um ex aluno de Langdon, Edmond Kisrch, matemático futurólogo e grande especialista no ramo da informática, se torna famoso por suas previsões a respeito do futuro da humanidade. Com os holofotes jogados para suas previsões, Edmond convida seu ex professor e agora amigo para uma palestra sua onde afirma ter as respostas para as perguntas que a humanidade ainda não conseguiu responder. Para tal, três dias antes, reuniu-se com três líderes espirituais na famosa Biblioteca de Montserrat, representantes do judaísmo, cristianismo e islamismo, na intenção de garantir que suas descobertas abalariam o mundo e mudariam o rumo da ciência e das religiões para sempre.

Não muito distante dali, nos aposentos reais da Espanha, encontra-se Julián, príncipe do país. Tendo vivido toda sua vida às sombras de seu pai, teve abandonar sua vida de calmaria e regalias para assumir o lugar de seu progenitor, que está no leito de morte. Mas, como o príncipe questiona-se: “do que adianta um rei sem sua rainha?”, aparece sua noiva, Ambra Vidal: mulher forte, decidida, inteligente, independente e diretora do Museu Guggenheim, local em que Edmond escolheu para fazer a revelação de sua descoberta.
Quase em forma de ordem, Langdon recebe passagens para assistir à palestra de seu amigo. Edmond afirma que a presença de seu seu ex professor é extremamente necessária, uma vez que ele foi um dos responsáveis por chegar onde chegou.

Após a mostra das descobertas de Edmond, os líderes religiosos ficam aflitos porque não sabem o impacto que isso poderá causar tanto na fé das pessoas como na organização das religiões, e o agora rei Julián fica trêmulo em sua cadeira por não saber os impactos que serão causados no seu povo. 

No dia de sua palestra as coisas não ocorrerem da forma esperada, e agora Langdon e Ambra se juntam numa aventura que permeia toda a noite em busca de respostas.
O que Edmond descobriu para deixar mexer com tantas pessoas?
Terá algum motivo além para que os líderes religiosos não queiram que a resposta seja descoberta?

Para saber dessas coisas, só lendo. Origem superou totalmente minhas expectativas, e olha, vale a experiência de ler mais de uma vez.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário