Crítica | A Primeira Noite de Crime


Título original: The First Purge
Elenco: Y'lan Noel,  Lex Scott Davis, Joivan Wade e  Marisa Tomei.
Gênero: Suspense/ Terror
SinopseQuando um novo partido político, o New Founding Fathers of America, ascende, é anunciado um novo experimento social. São 12 horas sem lei, em que o governo incentiva as pessoas a perderem toda e qualquer inibição. A participação não é obrigatória, mas como estímulo, 5.000 dólares é dado para quem fica na cidade, e mais prêmios para quem participa.




                                         Crítica 

Como já estamos acostumados, todo filme que faz muito ou algum sucesso Hollywood transforma logo em franquia( e vai inclusive virar série!) e não foi diferente com essa. 

Sendo na verdade o quarto de três filmes anteriores, onde o primeiro é o que mais gosto. Porque é uma premissa que parece muito simples e sutil mas que envolve temas complexos que diz respeito a todos nós como super população, distribuição de renda, pobreza e violência nos filmes retratadas como algo que é de todos nós e que a melhor forma para lidarmos e eliminar do convício seria a alternativa oferecida pelo governo.

É interessante pensar que em tempos de ódio e intolerância um filme com tal temática seja ao menos um auxílio para pensarmos sobre isso tudo que está acontecendo não só no Brasil mas no mundo também.

O filme não se relaciona diretamente aos três filmes anteriores, pois ele se passa quando o que vemos nos filmes mais antigos com algo instaurado a toda a nação norte americana ainda sendo defendido e construído enquanto experimento para verificar as aderências e medir eficácia por cientistas. 

Então o filme faz pensar e se estivéssemos numa situação como a dos personagens retratados, como é que nos posicionaríamos? Eu sei que me fiz essa pergunta, desde o primeiro filme que vi a anos atrás. É certo que a violência, raiva, ódio e etc são sim parte da nossa constituição não há como negar mas os argumentos que são usados para convencer de que essa é a única solução são problemáticos e simplórios, mas também revelam ao mesmo tempo a verdadeira face dos poderosos.

Então apesar de não ser melhor que os filmes anteriores(quase nenhuma sequência alcança esse feito) tem algo sobre esse filme que é saber como essa história distópica toda começou, histórias de inícios me deixam sempre empolgadas portanto vou recomendar especialmente para quem viu os anteriores e gostou. Boa sessão!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário