Resenha: Um milhão de finais felizes | Vitor Martins

Título: Um milhão de finais felizes
Autora: Vitor Martins
Editora: Globo Alt
Ano: 2018
Número de Páginas: 351
Classificação:

Sinopse: Jonas não sabe muito bem o que fazer da vida. Entre suas leituras e ideias para livros anotadas em um caderninho de bolso, ele precisa dar conta de seus turnos no Rocket Café e ainda lidar com o conservadorismo de seus pais. Sua mãe alimenta a esperança de que ele volte a frequentar a igreja, e seu pai não faz muito por ele além de trazer problemas. Mas é quando conhece Arthur, um belo garoto de barba ruiva, que Jonas passa a questionar por quanto tempo conseguirá viver sob as expectativas de seus pais, fingindo ser uma pessoa diferente de quem é de verdade. Buscando conforto em seus amigos (e na sua história sobre dois piratas bonitões que se parecem muito com ele e Arthur), Jonas entenderá o verdadeiro significado de família e amizade, e descobrirá o poder de uma boa história. 


                                           Resenha


"Eu tenho certeza de que, mesmo passando por tanta coisa ruim na vida, você ainda guarda um milhão de finais felizes aí dentro."  

"Um milhão de finais felizes" é o segundo livro do escritor e booktuber Vitor Martins.  

O livro contará a história de Jonas, um jovem adulto, gay, que trabalha em uma cafeteria temática e que tem o sonho de ser escritor, porém ele ainda não conseguiu ter a inspiração necessária para escrever seu primeiro livro. Além disso, ele precisa lidar com inúmeros problemas como o fato de sua mãe extremamente religiosa, continuar alimentando esperanças de vê-lo voltar para a igreja e ainda ser forçado a conviver com o pai que só lhe dá dor de cabeça. Mas a vida de Jonas gira em 360º, quando o carismático Arthur resolve aparecer, e junto com ele uma nova ideia para a sua primeira história.  

A história desse livro é uma das melhores que eu já li, o autor utiliza de uma maneira clara e simples de descrever os momentos, a leitura flui e você consegue se apegar tanto ao enredo, quanto aos personagens. O Jonas - protagonista - consegue mostrar suas múltiplas facetas e você consegue acompanhar seus sentimentos, e senti-los juntamente com o personagem.

O contexto do livro é muito bem desenvolvido, os problemas pelos quais o personagem passa tem fundamento e as soluções são construídas de forma sólida. Você consegue conhecer a fundo todos os personagens; eles são humanizados, conseguimos reconhecer suas qualidades e defeitos e nos identificarmos com suas experiências.   

O livro aborda muitos assuntos importantes como se assumir gay para a família, convívio em um lar nocivo, vários tipos de preconceitos como homofobia, gordofobia, xenofobia, além de muitos outros questionamentos que implicam violência e religião.  

Aqui, os capítulos são segmentados entre a vida do Jonas e os capítulos do livro que ele está escrevendo, então você tem a experiência de ler duas histórias em uma só obra.      

Vitor Martins simplesmente arrasou. Foi a minha primeira leitura do autor e eu estou completamente apaixonada por sua escrita. Este é um livro lindo, um misto de momentos fofos com momentos fortes. Uma história que deveria ser lida por todos. 


Indico para todos, qualquer um pode ler este livro, ele é essencial.  

                                            

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário