Crítica | O Grinch

Título: O Grinch

Direção: Scott Mosier e Yarrow Cheney

Roteiro: Michael LeSieur e Tommy Swerdlow

Elenco: Benedict Cumberbatch, Rashida Jones, Kenan Thompson, Cameron Seely, Angela Lansbury e Pharrell Williams

Classificação:

Sinopse: A alegre Quemlândia é o lar dos seres mais festivos. Seus habitantes vivem em função do Natal – momento que representa o ápice de seu ano. Os Quem trabalham o ano todo para garantir que esse feriado seja cada vez melhor. O plano deles será posto em risco no momento que entra em cena o grande opositor do Natal: o Grinch (Benedict Cumberbatch). Esse ser rabugento que vive isolado numa montanha detesta a alegria natalina dos seus vizinhos e ele fará de tudo para destruir o Natal.

A volta do mundo fantástico de Dr. Seuss

Mais de 60 anos após a sua primeira publicação, o sucesso da década de 1950 volta a vida com a nova animação da Universal Pictures. O poder do livro “Como o Grinch roubou o Natal”, escrito por Dr. Seuss, cresce com a chegada do Natal. Contudo, o conto natalino do rabugento e solitário Grinch estava há muito tempo sem ser relembrado. Depois do especial para tv de 1966 e o live-action de 2000 – estrelado pelo extraordinário Jim Carrey como a personagem título – a história do ser peludo não tinha feito parte da vida da nova geração de crianças. Depois de quase vinte anos sem ter o Grinch na telona, a Universal, em parceria com a Illumination Entertainment, retoma essa figura emblemática.

O Grinch chega aos cinemas do mundo com uma história que o precede. Não apenas por suas décadas de existência ou outras produções audiovisuais, mas pela carga emocional que esse longa-metragem carrega. A expressão que essa narrativa tem nas mais distintas gerações é impressionante. A animação vem como uma ligação entre três gerações que terão a oportunidade de conhecer essa personagem através de um novo olhar. A Illumination – criadora dos Minions – entrega um Grinch repaginado. A figura verde mantém a sua expressividade antagônica ao Natal e, ao mesmo tempo, está muito mais leve e infantil. O resultado dessa produção é uma sessão familiar sobre a essência sentimental do que representa a festividade natalina.

A alegre Quemlândia é o lar dos seres mais festivos. Seus habitantes vivem em função do Natal – momento que representa o ápice de seu ano. Os Quem trabalham o ano todo para garantir que esse feriado seja cada vez melhor. O plano deles será posto em risco no momento que entra em cena o grande opositor do Natal: o Grinch (Benedict Cumberbatch). Esse ser rabugento que vive isolado numa montanha detesta a alegria natalina dos seus vizinhos e ele fará de tudo para destruir o Natal.

O primeiro fator evidente dessa animação é o tom. Para abraçar um público diverso, a produção precisou criar uma zona livre para a comédia das cenas, a seriedade da reflexão e a beleza das imagens. Existe um cuidado explicitado em cada uma das sequências que mostram os cenários da Quemlândia. Toda essa atenção estética gerou uma das animações mais belas da Illumination – batendo de frente com as mais consagradas estéticas da Pixar. Essa mesma beleza será um dos fios condutores da narrativa, guiando o público por essa viagem fantástica.

A escolha desse “ar mais criança” permitiu que os co-roteiristas, Michael LeSieur e Tommy Swerdlow, brincassem com o texto. Um roteiro estruturado num jeito de fazer comédia inofensivo cujo intuito único é entreter e espalhar a mensagem do Dr. Seuss. O deleite ao assistir The Grinch (título original) é a sensação de ser criança outra vez. É a chance de voltar no tempo e perceber o Natal como uma época mágica e cheia de bondade.

Brincar com as emoções do espectador é o foco principal dessa trama. Risadas, lágrimas e lembranças. Seja de uma forma ou de outra, o novo longa da Universal conseguirá te tocar. Seja com o aprendizado, seja com a maravilhosa trilha de Danny Elfman (O Estranho Mundo de Jack, de 1993), o público será conduzido pela narrativa para um lugar do passado onde ainda há muita bondade e esperança. A mensagem de Dr. Seuss está sendo maravilhosamente relembrada com uma animação que estreia nessa quinta-feira (8) e promete ficar um bom tempo em cartaz.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário