Série Maníacos | Flaked - 1ª Temporada

Título: Flaked
Canal: Netflix
Criação: Will Arnett e Mark Chappell
Temporada: 2;
Episódios: 8
Duração: 30- 35min
País: Estados Unidos
Gênero: Drama/Comédia
Elenco: Will Arnett, David Sullivan, Ruth Kearney;
Classificação:

Sinopse

Numa cidade descolada da costa da Califórnia, Chip é o cara sempre pronto para dar conselhos, mas não é iluminado a ponto de saber como lidar com seus próprios problemas.

                                                                     Resenha

A Netflix aposta todo ano em diversas produções de estilos diferentes e parece que a empresa não possui receio em acabar desagradando o grande público com os seus originais, contanto que uma parcela considerável goste do que assistiu. E é assim com Flaked


Lançada em 2016 e com direção de Mark Chappell, a série é produzida, co-roteirizada, co-criada e protagonizada pelo ator Will Arnett, conhecido por seus trabalhos na comédia como na série BoJack Horseman e pelo personagem Gob em Arrested Development. Em Flaked, Arnett explora melhor seu lado dramático de atuação. Na série ele vive Chip, um cara que passa por problemas pessoais, com um passado conturbado e um tanto obscuro. Ele é o típico personagem problemático, carismático, que todos admiram, mas mesmo sem querer, Chip manipula as situações, tornando suas relações complicadas devido suas mentiras. 

O protagonista comanda um centro de Alcoólicos Anônimos, ajudando pessoas a perderem seus vícios e recuperarem suas vidas. Em seus discursos motivacionais, ele sempre utiliza seu passado de exemplo: quando estava dirigindo alcoolizado, em um acidente, matou um homem. Desde então, está há dez anos sem beber, nunca mais dirigiu e se locomove apenas de bicicleta, comovendo os moradores e fazendo amizade com toda a comunidade de Venice, uma cidade litorânea e descolada, onde acompanhamos o cotidiano de Chip.

Chip (Will Arnett)

O que parecia ser apenas o "amigo sombra" de Chip, Dennis (David Sullivan) é um personagem muito bem construído durante toda a temporada, trabalhando as incertezas e receios de um cara que também teve problemas com bebida e que vê em Chip uma certa admiração e inspiração. O que no primeiro episódio parece ser só mais um bromance, se mostra uma amizade conturbada, pois Dennis se sente sabotado o tempo todo por seu melhor amigo Chip. Principalmente se tratando de interesses amorosos, como vemos com Kara e London (Ruth Kearney).

Com certa nebulosidade quanto quem de fato é Chip, ele usa sua simpatia de um cara good vibes à procura do bem mútuo, para conseguir coisas ao seu favor e isso me fez ficar bem confusa, já que ao mesmo tempo ele tem atitudes um tanto canalhas e em outro, se mostra justo e nos faz sentir empatia. Talvez por ser um protagonista totalmente humano, Flaked não comete o erro de enaltecer as falhas de Chip. Pelo contrário, nos apresenta essa dualidade e os efeitos de suas decisões afetando as pessoas em sua volta.

Tenho uma grande admiração pelos trabalhos do Will Arnett e foi estranho ficar diante de um personagem tão real e menos (ou quase) nada caricato. A série é um tanto quanto indefinida em seu gênero que perpetua entra o drama e a comédia e foi isso que me chamou a atenção. Ao mesmo tempo que me arrancou boas risadas, me fez sentir uma certa pena de Chip. Em algumas pesquisas rápidas e ouvindo entrevistas de podcasts americanos, descobri que em Flaked, principalmente na construção de Chip, há muito mais da vida pessoal de Arnett.

Os personagens secundários são poucos ou quase nada explorados, mas tenho pra mim que Flaked não é apenas sobre contar uma história, e sim, sobre trazer durante oito episódios, um enredo que foca em acontecimentos do cotidiano e como um cara lida com eles. Por isso, a série é mais humana do que fantasiosa.

A fotografia da série é impecável e a trilha sonora, linda. Há quem não goste de músicas indies, mas como é minha praia, amei o contraste das cores - que parecem filtros suaves do Instagram - combinadas com músicas suaves que dão vida aos momentos simples ou atitudes dos personagens.



Não mais, Flaked não inventa a roda, mas é cativante. Ao menos Will Arnett me segurou até o último episódio, já que despertou minha curiosidade em descobrir o que ele se propôs a fazer. E não me arrependi. Mesmo com soluções rápidas, a história convence. A série possui duas temporadas e não se sabe ainda se haverá uma terceira ou se será cancelada.

Veja o trailer da primeira temporada:


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário