Resenha: O Fundo é Apenas o Começo | Neal Shusterman

Resultado de imagem para o fundo é apenas o comecoTítulo: O Fundo é Apenas o Começo
Autora: Neal Shusterman
Editora: Valentina
Ano: 2018
Número de Páginas: 272
Classificação: Nenhum texto alternativo automático disponível.

Sinopse: Caden Bosch está a bordo de um navio que ruma ao ponto mais remoto da Terra: Challenger Deep, uma depressão marinha situada a sudoeste da Fossa das Marianas. Caden Bosch é um aluno brilhante do ensino médio, cujos amigos estão começando a notar seu comportamento estranho. Caden Bosch é designado o artista de plantão do navio, para documentar a viagem com desenhos. Caden Bosch finge entrar para a equipe de corrida da escola, mas na verdade passa os dias caminhando quilômetros, absorto em pensamentos. Caden Bosch está dividido entre sua lealdade ao capitão e a tentação de se amotinar. Caden Bosch está dilacerado. Cativante e poderoso, O fundo é apenas o começo é um romance que permanece muito além da última página, um pungente tour de force de um dos mais admirados autores contemporâneos da ficção jovem adulta.

Resenha

O que vejo quando vejo os olhos? Às vezes, uma escuridão que ultrapassa tudo que sou capaz de descrever. Ela pode ser gloriosa ou aterrorizante, e raramente sei qual das duas vou encontrar.  

O fundo é apenas o começo é um livro que vai contar a história do Caden, um jovem comum de 15 anos, que começa a ver que tudo ao seu redor parecia diferente. Caden não consegue mais distinguir o real do imaginário, em sua cabeça ele está a bordo de um navio pirata com o objetivo de chegar ao ponto mais profundo do planeta, e ao mesmo tempo vive com os pais e com a irmã, e sente medo constantemente por pensar que alguém está tentando matá-lo. 

Depois de perceberem que o filho começou a agir de maneira estranha, os pais de Caden procuram ajuda médica, internado-o em um hospital psiquiátrico, onde ele acaba fazendo amizade com outros pacientes, e aos poucos ele vai conhecendo mais a fundo sua real situação. 

O livro começa de uma maneira confusa e lenta. Mas creio que seja uma escolha do próprio autor, pois como o personagem principal possui um transtorno de espectro esquizoafetivo - como se fosse uma mistura de esquizofrenia com transtorno bipolar - e sua imaginação se une com a realidade, ele optou por trazer uma narrativa que mostrasse ao leitor como é estar na cabeça de uma pessoa que sofre com uma doença mental. 

Neal Shusterman, sabe contar a história por uma ótica completamente diferente. Falar sobre doença mental não é algo fácil, mas por ter um filho que possui esquizofrenia, tudo acaba se tornando mais real. A escrita do autor é simples e fluida, além de ser meticulosamente detalhada.

A obra é bem intensa, e apesar de ter uma escrita fluida, você precisa ter um pouco de disposição para lê-lo. Ele é narrado em primeira pessoa, tem capítulos curtos e algumas ilustrações que retratam as coisas que se passam na cabeça do protagonista. Apesar da temática, o livro se mostra levemente engraçado, conseguindo dosar bem os momentos mais leves com as ocasiões mais pesadas.

O Fundo é Apenas o Começo é um livro emocionante e inspirador, você consegue ver pelos olhos do personagem, saber o que se passa em sua mente, viajar para os inúmeros universos que ele cria e no fim se apaixonar por ele da maneira mais simples.   

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário