Crítica | Eu Sou o Carnaval

 
Título : Eu sou o Carnaval
Direção: Márcio Cavalcante
Gênero: Documentário
Nacionalidade: Brasil
Classificação:

Sinopse: Durante o carnaval em Salvador, a grande mídia foca nos trios elétricos e camarotes lotados por personalidades e artistas famosos. No entanto, o diretor Marcio Cavalcante procurou conversar com pessoas anônimas, o povo, que são fundamentais para compor a histeria coletiva que sustenta o carnaval baiano há anos. Uma pesquisa aprofundada sobre as origens da festa popular que é reconhecida mundialmente pela alegria e simpatia que reproduz durante os quatro dias - ou mais - de duração.
                                               Crítica


Destacando-se pela montagem e pesquisa excepcionais, Eu Sou Carnaval é um filme que apresenta história, cultura e povo. O filme se desdobra pela história e captura momentos e sensações que tornam a atmosfera e a linha narrativa bastante emotivas. Por se tratar de um olhar direto e limpo, apresenta todas as facetas do contexto em que se faz o carnaval soteropolitano. O filme cativa e promove questionamentos. Uma das melhores sensações provavelmente está no enaltecimento do povo baiano, respeito às diferenças e promoção do reconhecimento de uma história que para muitos é um mistério.

A montagem e a seleção dentre as inúmeras horas de acervo e o próprio material produzido pela equipe ao longo dos últimos anos do evento, se fez ao longo do processo. O diretor Márcio atendeu bem a equipe da imprensa e nos disse que costuma organizar seu projeto em blocos e isso torna mais dinâmico o processo de pós-produção do filme.

O projeto se enriquece porque apresenta uma roda de conversas com membros e pesquisadores importantes de nosso estado ao mostrar a formação musical de estilos que são apreciados por nós, agregando valor ao som que nosso povo constrói.

É salutar para todo soteropolitano e baiano ver esse filme porque ele nos traz um sopro motivador para que todo o pessimismo dito nas ruas seja substituído por uma conduta otimista que faz de nós um povo tão rico e promissor.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário