Crítica | Cópias


Resultado de imagem para cópias filme keanu

Crítica | Cópias
Título original: Replicas
Direção: Jeffrey Nachmanoff
Elenco: Keanu Reeves, Alice Eve, Thomas Middleditch
Gênero: Ficção científica, Suspense
Nacionalidade: EUA, Reino Unido, China, Porto Rico
Classificação:
Sinopse: Depois de um grave acidente de trânsito que matou toda a sua família, um neurocientista (Keanu Reeves) sente que perdeu o sentido da vida. Utilizando seu meio de trabalho, ele se torna obcecado em trazê-los de volta, mesmo que isso signifique desafiar boa parte do governo e, principalmente, as leis da física.


Crítica

Um filme que não entrega ficção científica e sim uma piada. Muitas pessoas imaginam que desenvolver uma história de sci-fi implica em apresentar aspectos diversos que envolvam tecnologia (inventada ou não) e a história bastará por si. No caso do filme Cópias não é o que acontece por uma série de erros que transformam todo o momento numa piada mal feita. A direção explora planos e composições de cena que não coadunam entre si variando no ritmo que não combina com o tom do filme. A sensação de amadorismo é tão forte que é até vergonhoso acreditar que as pessoas lançaram esse filme. É como se não tivessem assistido e refletido sobre o que produziram. Sigamos.

O roteiro foi feito para que o projeto de Will (Keanu Reeves) dê certo. A história já possui um final marcado e isso compromete a experiência porque coloca o espectador como sujeito totalmente passivo. Ele está mal executado e torna cômica situações que deveriam ser sérias. As ações e a sequência possuem interrupções ou conclusões de diálogos mal elaborados. Os personagens tem um desenvolvimento raso. Tem-se muitas sub-histórias para pouca apresentação no decorrer das cenas. E muita enrolação para pouco conteúdo que precisava ser construído para o público. O resultado não teria como ser menos desastroso. Outra situação pecaminosa é a criação do ‘vilão bobão’ que garante tempo necessário para a família se salvar. A fotografia e colorização do filme não acrescentam em nada a história. Não dão tom, não marcam. A sensação é de que tais trabalhos tão significativos foi feito por qualquer pessoa.

Se você aprecia histórias de ficção científica mas não quer correr o risco de ter seu imaginário de bons filmes com o Keanu Reeves destruído, não vale o esforço. É uma experiência catastrófica principalmente para mim que aprecio filmes de sci-fi. Minha atual obra de referência mor para um bom sci-fi dos últimos anos é Ex-Machina - recomendo para quem nunca viu, uma obra em que ele sabe usar e desenvolver bem cada minuto da trama. 

Sem comparar, apenas elucidar a diferença entre um filme bem executado (roteiro, direção, fotografia e atuação) de um filme mal executado. Acredito que cada obra tem o seu valor de produção mas algumas se sabotam de maneiras absurdas. Infelizmente Cópias foi uma das minhas maiores decepções do gênero nos últimos tempos.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário