Resenha: Capitães da Areia | Jorge Amado

Título: Capitães da Areia
Autor: Jorge Amado
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 296
Classificação:Nenhuma descrição de foto disponível. Nenhuma descrição de foto disponível.

Sinopse: Desde o seu lançamento, em 1937, Capitães da Areia causou escândalo: inúmeros exemplares do livro foram queimados em praça pública, por determinação do Estado Novo. Ao longo de sete décadas a narrativa não perdeu viço nem atualidade, pelo contrário: a vida urbana dos meninos pobres e infratores ganhou contornos trágicos e urgentes. Várias gerações de brasileiros sofreram o impacto e a sedução desses meninos que moram num trapiche abandonado no areal do cais de Salvador, vivendo à margem das convenções sociais. Verdadeiro romance de formação, o livro nos torna íntimos de suas pequenas criaturas, cada uma delas com suas carências e suas ambições: do líder Pedro Bala ao religioso Pirulito, do ressentido e cruel Sem-Pernas ao aprendiz de cafetão Gato, do sensato Professor ao rústico sertanejo Volta Seca. Com a força envolvente da sua prosa, Jorge Amado nos aproxima desses garotos e nos contagia com seu intenso desejo de liberdade. 


                                               Resenha

Capitães da areia, é um dos muitos romances escritos pelo autor brasileiro Jorge Amado.



Teve sua primeira publicação em 1937, e fez parte de um novo movimento intitulado como “romance de 30”, que tinha como um dos propósitos, inserir na literatura, questões sócio-políticas. Inclusive, no ano de lançamento, centenas de exemplares de Capitães da areia, foram queimados em praças públicas em várias capitais do Brasil.

Nessa obra, conta-se a história de meninos que viviam nas ruas de Salvador cometendo pequenos furtos a cidadãos da cidade e até mesmo a casas. O grupo, que contavam com aproximadamente 100 crianças entre 09 e 16 anos, espalhadas por toda a cidade, e tinham esse nome, pois refugiavam-se em um trapiche abandonado próximo ao cais.

Qual a chance, de que com um enredo desse, em algum momento da leitura, você possa ter lágrimas caindo dos seus olhos?

O livro é repleto de personagens, e apesar da quantidade de crianças existente no grupo, só algumas receberam destaques. Entre eles estão: Pirulito, Sem-pernas, Gato, Professor, Volta seca, João Grande, Boa-vida, Pedro-bala, que é o chefe dos capitães da areia e Dora, a única menina integrante do grupo.

A obra tem inicio de uma forma bem interessante, com cartas publicadas em um jornal local bastante famoso, que conta sobre os delitos cometidos pelo grupo, e as autoridades da época, empenhadas em conseguir prender o líder dos capitães, depois disso, tudo é narrado em terceira pessoa.

Acontece que a vida dos capitães da areia não é nada fácil, e isso, pelo que eu pude te informar acima, é de fácil percepção. São crianças, muitas órfãs, outra que fugiram dos maus-tratos das suas famílias, que precisam cometer delitos para sua própria sobrevivência. 



Quando começamos a mergulhar nessa leitura, podemos ver a genialidade e inteligência desses meninos, que apesar de não terem nenhum tipo de estudo, usam a vida (seja na forma de malandragem ou apelando para a própria situação que vivem) como forma de aprendizado. Muitas vezes durante o livro, nós leitores, esquecemos que a história é sobre crianças, porque eles não agem como crianças, não falam como crianças e poucas vezes brincam como crianças.

O livro, no geral, tem uma linguagem bem tranquila, com poucas palavras que precisam de buscas no dicionário.

Ao propor-se a ler “Capitães da Areia”, o leitor irá encontrar muita emoção, ter o sentimento de revolta com momentos em que percebemos o quanto na verdade, muitas dessas crianças querem apenas um pouco de carinho, e em momentos de aquecer o coração de felicidade, com a pureza da descoberta do primeiro amor, ou simplesmente porque em pouquíssimos momentos você verá essas crianças sendo, apenas aquilo que na essência elas são, crianças.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário