Resenha: A Cinco Passos de Você | Rachael Lippincott

tulo: A cinco passos de você
Autora: Rachael Lippincott

Editora: Globo Alt

Número de páginas:288
Classificação:Nenhuma descrição de foto disponível.

Sinopse: Stella Grant gosta de estar no controle. Ela parece ser uma adolescente típica, mas em sua rotina há listas de tarefas e inúmeros remédios que ela deve tomar para controlar a fibrose cística, uma doença crônica que impede que seus pulmões funcionem como deveriam. Suas prioridades são manter seus pais felizes e conseguir um transplante – e uma coisa não existe sem a outra. Mas para ganhar pulmões novos, Stella precisa seguir seu tratamento à risca e eliminar qualquer chance de infecção, o que significa que ela não pode ficar a menos que dois metros de distância – ou seis passos – de outros pacientes com a doença. O primeiro item é fácil para ela, mas o segundo pode se provar mais difícil do que ela esperava. O único controle que Will Newman deseja é o de sua própria vida. Ele não dá a mínima para o novo tratamento experimental para o qual foi selecionado e não aguenta mais a pressão de sua mãe para que melhore. Prestes a completar dezoito anos, ele mal pode esperar para finalmente se livrar das máquinas e hospitais, usando o pouco de vida que ainda lhe resta para conhecer o mundo. Stella e Will são muito diferentes. Ao mesmo tempo, a doença que os une não é a única coisa que têm em comum. Eles têm que ficar a seis passos um do outro, mas, conforme a conexão entre os dois aumenta, a vontade de burlar a distância física parece insuportável. Um grande amor vale um passo roubado?
                                                  Resenha

Stella Grant é uma garota de 17 anos que possui uma doença rara chamada “fibrose cística” e, por isso, tem o pulmão e as faculdades respiratórias debilitadas. Todos os pacientes dessa doença devem ficar a, no mínimo, seis passos de distância um do outro para evitar complicações em seus quadros de saúde.

O maior objetivo da nossa protagonista é permanecer viva, já que ela acredita que seus pais não suportariam uma vida sem a sua presença, e devido a isto, Stella segue o seu tratamento de forma assídua, criando diversos sistemas de organização e motivando outras pessoas portadoras da doença. Ela possui um canal no Youtube onde conta como é viver com tantas complicações da sua doença, e desenvolve um aplicativo para ajudar a lembrar dos horários e dosagens dos remédios. Sua vida gira ao redor do seu tratamento, que lhe faz abrir mão de diversos divertimentos da adolescência.

Em contrapartida, Will Newman, portador da mesma condição, às vésperas de completar 18 anos, se vê ansioso para largar seu tratamento, que sua mãe lhe obriga a fazer, pois ele acredita que a melhor forma de viver o seu tempo de vida é sendo livre, e não tendo que passar o resto de sua vida em hospitais. O sonho de Will é viajar e conhecer o mundo, poder aproveitar os lugares sem se preocupar com tantas medicações e principalmente, sem estar preso entre as paredes brancas de um hospital. A condição médica de Will é um pouco mais complicada, e por isso, ele se submete a testes em pesquisas de cura pelo mundo inteiro.

Quando os nossos mocinhos se cruzam, já podemos prever uma linda história de amor, que apesar de todo o drama que rodeia a situação, nos enche de alegria e conforto. Will e Stella são opostos, ela é uma moça certinha que faz tudo da maneira mais correta possível, enquanto ele é um rapaz rebelde que se preocupa em se divertir, deixando a sua saúde em segundo plano. Stella tenta de todas as formas motivar Will a seguir os cuidados a risca e com isso nasce um sentimento profundo entre eles, porém, o casal não pode ficar a menos de seis passos de distância um do outro. O que fazer quando o amor pode ser letal?

O livro é baseado no roteiro do filme “Five feet apart”, e nos apresenta um clichê delicioso, que nos faz rir e chorar, nos emocionando de formas lindas. É narrado por Will e Stella em primeira pessoa, nos permitindo perscrutar as mentes dos personagens e sentir seus medos, tristezas e alegrias.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário