Resenha: Correspondentes - bastidores, histórias, desafios e aventuras de jornalistas brasileiros pelo mundo | Memória Globo




Título: Correspondentes - bastidores, histórias, desafios e aventuras de jornalistas brasileiros pelo mundo

Autor: Memória Globo
Editora: Globo
Páginas: 531 páginas
Classificação: 
Sinopse: A Globo Livros lança, em parceria com o Memória Globo, Correspondentes - Bastidores, histórias e aventuras de jornalistas brasileiros pelo mundo, obra que reúne mais de cem histórias de jornalistas que foram ou são correspondentes internacionais da Globo. O livro, escrito entre a razão e a emoção, é composto por vinte autores que misturam fato e memória. Caco Barcellos, César Tralli, Edney Silvestre, Ernesto Paglia, Ilze Scamparini, Jorge Pontual, Lucas Mendes, Luís Fernando Silva Pinto, Marcos Losekann, Marcos Uchoa, Pedro Bial, Renato Machado, Ricardo Pereira, Roberto Feith, Roberto Kovalick, Rodrigo Alvarez, Sandra Passarinho, Sergio Motta Mello, Silio Boccanera e Sônia Bridi compartilham as experiências mais marcantes da carreira, em 49 países. São relatos inéditos, que levam o leitor a viajar no tempo e no espaço, percorrendo mais de quarenta anos de jornalismo da Globo no exterior.
Resenha


Correspondentes é um livro bem diferente do que tenho lido ultimamente. E é muito interessante, porque ele traz diversas histórias de jornalistas que foram ou são correspondentes da Globo pelo mundo. A editora teve muito cuidado em separar as história por jornalista, com elas sendo contadas pelo ponto de vista de cada um. Antes disso, o livro já apresentava o jornalista com uma pequena biografia que ajudava a ambientar o leitor. Além disso a edição traz um QR Code em cada história que leva o leitor a explorar reportagens da Globo sobre o momento citado. Para mim, isso mostra todo o cuidado que tiveram com a organização do livro.

O livro tem um grande apelo histórico, explorando histórias que se passam em momentos únicos, que os jornalistas tiveram a chance de relatar. Temos a queda do muro de Berlin, a queda da ditadura em diversos países da Europa, momentos brasileiros e estrangeiros que emocionaram os telespectadores e também quem estava lá narrando. E tudo sendo bem ambientado, para que o leitor consiga acompanhar o momento da melhor forma possível e com todo o conhecimento necessário.

Outra coisa bem legal no livro é a oportunidade, que o leitor tem de vivenciar os bastidores de uma matéria jornalistica, de uma cobertura ao vivo e inesperada de uma situação. Para quem deseja ser um repórter, ou até mesmo para quem tem apenas curiosidade, a experiência é muito legal. Correspondentes é um livro grande, mas que carrega muito conteúdo e prende o leitor a cada página. É uma ótima opção para quem gosta de livros históricos e relatados por quem estava realmente lá. Fora todo o contexto jornalistico, que faz com que a gente se sinta dentro dos acontecimentos. Então fica aqui a dica!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário