Crítica| Hebe – A Estrela do Brasil

Título : Hebe – A Estrela do Brasil                         
Direção: Maurício Farias                                       
Roteiro: Carolina Kotscho                                     
Elenco:  Andrea Beltrão, Marco Ricco                     
Gênero: Drama                                                    Classificação:                                  

Sinopse: Já consagrada nacionalmente tanto no rádio como na televisão, Hebe Camargo (Andrea Beltrão) vai viver na década de 1980 com a censura que todo o tempo tenta cercear tanto seu programa, seus convidados e sua liberdade de expressão já no momento de transição democrática. Paralelo a isso, sua vida pessoal e o casamento com Lélio (Marco Ricca) é marcado pelo ciúmes, violência emocional e física.
                                                             Crítica


“Hebe – A Estrela do Brasil” diferencia-se outras cinebiografias a exemplo de “Cazuza- O Tempo Não Para” (2004) e “Tim Maia” (2014) já na sua proposta: na contramão das obras já citadas e dentre muitas outras do cinema nacional, a película não visa abordar o início do estrelato até os últimos dias da vida de uma das mais famosas apresentadoras da televisão brasileira e, sim, narrar os obstáculos enfrentados por Hebe na década de 1980, sendo esses, principalmente, a crise econômica que afeta o país e o entretenimento televisivo como também a censura praticada pela ditadura militar.

Contudo, antes de falar do filme em si, é importante ressaltar o quanto a obra roteirizada por Carolina Kotscho e com direção de Maurício Farias é um convite ao telespectador a passear, e ficar com um “gostinho de quero mais”, pela década de 1980 – que apesar de ser marcada por uma grande crise econômica graças a desastrosa política dos militares durante a ditadura, também é sinônimo de grande produção artística e ascensão e confirmação de figuras "pops" como Cazuza, o grupo porto-riquenho Menudo e Roberta Close – todas personalidades que transitam sutilmente pelo filme

Além disso, o filme é corajoso em levar para as telonas rostos multi conhecidos do público – assim pode-se até estranhar em um primeiro momento Daniel Boaventura como Silvio Santos ou o Rei Roberto Carlos na pele de Felipe Rocha, no entanto é louvável contar a história de Hebe dando vida a esses personagens mesmo de maneira muito rápida.

 Assim, “Hebe – A Estrela do Brasil” narra as dificuldades da protagonista vivida pela competentíssima e sempre simpática Andrea Beltão em um contexto de redemocratização do país mas ainda com a censura dos meios de comunicação em voga. Censura essa que enxerga em Hebe Camargo e seu popular programa ainda na TV Bandeirantes, e posteriormente no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), um “perigo” por levar à população pautas morais e sociais como o debate sexual, machismo, a pauta LGBT e a própria figura da apresentadora como símbolo da força feminina em meados da década de 1980 – o que com certeza é uma tentativa não só de narrar a biografia da apresentadora mas também aproximar-se de pautas em debate nos dias de hoje.

Dito isso, o filme coloca Hebe todo o tempo em confronto com a censura e como uma defensora dessas pautas – principalmente a LGBT – tanto no meio artístico como na vida privada, revelando assim um caráter verdadeiro da personagem. Contudo, o filme esbarra na repetição de cenas e numa falta de eventos ou tramas que façam a narrativa crescer. Definitivamente a personagem vivida por Andrea Beltrão é maior que a própria obra.

Por fim, cabe uma última reflexão: a biografia de Hebe Camargo é marcada também por seu apoio ao golpe de Estado que o Brasil viveu em 1964, inclusive com sua participação na “Marcha da Família com Deus pela Liberdade” 11 dias antes da ruptura democrática – fato omitido pelo filme – que desencadeou na ditadura a qual a perseguiu anos mais tarde, como retrata o filme.                                                                                                 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário