Resenha: O Aprendiz de Assassino - A Saga do Assassino Volume 1 | Robin Hobb


Título: O Aprendiz de Assassino
Autora: Robin Hobb
Editora: Suma das Letras
Número de páginas: 376
Classificação: Nenhuma descrição de foto disponível.

Sinopse: Fitz tem seis anos de idade quando seu avô o joga aos pés de um guarda real e anuncia que a partir de então o pai deve cuidar do bastardo que produziu — e o pai de Fitz é ninguém menos que Chilvary Farseer, o príncipe herdeiro dos Seis Ducados. Excluído pela realeza, mas importante demais para ser abandonado, Fitz é criado à sombra da corte, protegido pelo mestre dos estábulos e crescendo em meio aos criados e plebeus da Cidade de Torre do Cervo. No entanto, um bastardo real é uma peça perigosa, e o rei Shrewd não demora a convocá-lo. Carregando no sangue a magia ancestral do Talento e uma habilidade ainda mais instintiva de se comunicar com os animais, Fitz passa a ser treinado para se tornar um assassino a serviço do rei. Quando saqueadores selvagens começam a atacar as regiões costeiras dos Seis Ducados, Fitz recebe sua primeira missão. Embora alguns o vejam como uma ameaça, o jovem bastardo vai provar que pode ser a chave para a sobrevivência do reino. 


Resenha



O Aprendiz de Assassino é o primeiro livro da trilogia A Saga do Assassino, que está sendo relançado no Brasil, agora pela editora Suma. Primeiro, preciso comentar essa capa, que achei muito bonita. Ela é simples, mas se encaixa perfeitamente com a história, trazendo um simbolo importante e dando um ar sério e ao mesmo tempo jovem ao livro, que acompanha a infância e juventude de Fitz, um personagem que nos conquista rápido com seu jeito despretensioso, doce e ao mesmo bem maduro e perspicaz.

A forma como a história é contada é bem interessante, pois o próprio personagem conta com base em suas lembranças. Como primeiro livro, acompanhamos todo o desenvolvimento de Fitz de uma criança bastarda ignorada por todos, para uma peça fundamental nos acontecimentos políticos envolvendo o reino. E para quem gosta de histórias com reviravoltas, intrigas políticas e planos disfarçados, esse livro é uma escolha perfeita. Ele é cheio disso, e com personagens reais, intrigantes, com aquela tensão de não saber o que vai acontecer em seguida.

A escrita da autora é muito boa, detalhando na medida certa, misturando fantasia com realidade, e criando um enredo que cativa o leitor até o final. Dá para ver que ela se dedicou a criar todo um universo, que é extremamente aproveitado no livro e que parece que também será bem utilizado nos livros seguintes. O livro tem uma trama principal que vai ganhando forma aos poucos e chega ao seu ápice nas últimas páginas. Encerrando, mas também deixando algumas coisas em aberto para o segundo livro. A autora não tem pena de criar situações perigosas e de atingir qualquer personagem, o que causa sempre aquela preocupação de algum querido nosso ser atingido.

 É preciso comentar que gostei da decisão da editora que deixar os nomes dos personagens no idioma original, em vez de traduzi-los, como já foi feito em outras edições. Por mais que cada nome tenha um significado para o personagem, ficava estranho quando colocado em português. O original dicou bem melhor.

Deu para ver que gostei muito do livro, não é? Pois adorei mesmo. E para mim, que não costumo procurar por vontade própria livros desse estilo, foi uma verdadeira, e boa, mudança de ares. É um livro que super indico para qualquer um que goste do gênero e também para aqueles que querem se aventurar em coisas novas. Aproveitem!




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário