Resenha: O Instituto | Stephen King


Título: O Instituto
Autora: Stephen King
Editora: Suma das Letras
Número de páginas: 544
Classificação: Nenhuma descrição de foto disponível.

Sinopse: No meio da noite, em uma casa no subúrbio de Minneapolis, um grupo de invasores assassina os pais de Luke e sequestra silenciosamente o menino de doze anos. A operação leva menos de dois minutos.

Quando Luke acorda, ele está no Instituto, em um quarto que parece muito o dele, exceto pelo fato de que não tem janela. E do lado de fora tem outras portas, e atrás delas, outras crianças com talentos especiais, que chegaram àquele lugar do mesmo jeito que Luke. O grupo formado por ele, Kalisha, Nick, George, Iris e o caçula, Avery Dixon, de apenas dez anos, está na Parte da Frente. Outros jovens, Luke descobre, foram levados para a Parte de Trás e nunca mais vistos.

Nessa instituição sinistra, a equipe se dedica impiedosamente a extrair dessas crianças toda a força de seus poderes paranormais. Não existem escrúpulos. Conforme cada nova vítima vai desaparecendo para a Parte de Trás, Luke fica mais e mais desesperado para escapar e procurar ajuda. Mas até hoje ninguém nunca conseguiu fugir do Instituto.
Tão aterrorizante quanto A incendiária e tão espetacular quando It: a Coisa, este novo livro de Stephen King mostra um mundo onde o bem nem sempre vence o mal.

Resenha


Comecei O Instituto sem grandes expectativas, mas terminei o livro encantada. A história me atraiu logo de cara por trazer personagens, crianças, com poderes, obrigadas a passar por situações ruins, presas em uma instituição, sem chances de escapar. E o livro me entregou isso e muito mais. Adorei a forma como acompanhamos dois polos da história, de um lado com o Luke e de outro com o Tim, e ela vão se desenrolando até convergirem em uma única história e chegarem ao ápice. É exatamente o tipo de história que eu gosto, que vai evoluindo e ganhando velocidade na medida em que a leitura avança.

Temos vários personagens nesse livro, e o autor conseguiu apresentar todos eles, sem ser cansativo ou deixar alguém de fora. Me apaixonei pelas crianças, principalmente Luke e Avery, e Tim é um exemplo de personagem que com poucas páginas consegue conquistar um espaço especial no nosso coração. O livro é grande, mas em nada cansativo. O começo é mais devagar, uma apresentação da situação, e que será a base, para aquela parte final mais agitada.

O Instituto consegue misturar ficção, fantasia e realidade em uma proporção que fica bem entrosada, e contada de uma forma que é possível justificar tudo como algo difícil, mas não impossível ou fantasioso, e isso é bem legal de ver. O ritmo da história é bom, ele não é corrido, mas também não é lendo demais. Quando a parte final começa, você fica mais ansioso para ver o que vai acontecer, e sente junto com os personagens quando sacrifícios e decisões difíceis tem que ser tomadas. 

Essa parte final mostra todo um cuidado de criação, seguindo um belo roteiro, onde alguns personagens se sobressaem magnificamente. Criando um drama e um momento final impactante, mas possível.

Quando o livro acaba, fica aquele gostinho de querer mais, e de que foi possível criar um elo com os personagens. É uma ótima leitura. Um livro que prende apesar do tamanho, e que não enrola para conseguir contar uma história. É uma leitura que recomendo!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário