Resenha: Heroína | Nana Less

Título: Heroína
Autora: Nana Less
Editora: Independente
Número de páginas: 805
Classificação: Nenhuma descrição de foto disponível.


Sinopse: Em um internato de elite, situado no meio de campos verdes e nada mais, jovens considerados rebeldes passam a maior parte do tempo fingindo que recebem educação enquanto, na verdade, aprendem todos os esquemas do mundo adulto a sua própria maneira: fugindo de seus problemas através de dinheiro e influência.

Helen é uma dessas internas, filha de um grande líder da indústria bélica, cercada pelo poder e toda a conveniência que advém dele. No entanto, acometida pela ansiedade e um princípio de depressão, Helen se culpa por tudo o que tem e não consegue decidir o que fazer com a própria vida, bancada com o extermínio de muitas outras pessoas.

Fazendo do seu físico uma carapaça, se protege das expectativas alheias, da falsidade que a rodeia, enquanto tenta se encontrar em seu próprio mundo “perfeito”, por vezes se sentindo inadequada, em outras se sentindo ingrata.
Mas quando toma a iniciativa de ajudar uma pessoa que é muito querida para ela, sua rotina de aparências começa a sair dos eixos, enlaçando sua existência com a do temido Otávio Lichere, herdeiro de um legado imenso da indústria de narcóticos.
                                                Resenha
Heroína é mais um livro de autora nacional que tive a maravilhosa oportunidade de conhecer e ler. A autora Nana Less traz uma história profunda, intensa e perturbadora que não consegui de jeito nenhum me desgrudar até que terminasse.


Aqui iremos conhecer jovens da elite que estudam em um dos melhores internatos da cidade, mas eles fazem tudo menos estudar. Todos os dias eles têm doses homeopáticas da luta difícil de seus colegas ou amigos que não sabem o que é felicidade. Temos jovens que já foram abusados sexualmente e que atualmente as drogas os fazem esquecer dos problemas, para depois o sofrimento voltar à tona e assim ficam nesse ciclo sem fim.


Como protagonistas dessa história temos Helen e Otávio, dois adolescentes que tem um sobrenome a zelar, mais que não querem seguir as regras dos seus familiares. Os dois jovens foram amigos na infância, mas algo aconteceu para que se afastassem. Agora cada um vive com seus problemas, calados e solitários.


Helen é uma jovem que tem ansiedade e está com indícios de depressão, faz do seu corpo e arrogância o seu escudo para se proteger das expectativas e a falsidade que rodeia o internato. Por sua vez, Otávio é um garoto que já sofreu bastante, perdeu a mãe para uma doença, o seu pai é dono de uma indústria de drogas e agora o jovem vende heroína no internato.


Então, quando Helen decide ajudar uma pessoa que gosta muito, a sua vida vira de cabeça para baixo, e a nossa jovem terá ajuda de ninguém mais do que Otávio.


A narrativa da autora foi tocante, intensa, angustiante e perturbadora. Um livro muito necessário que mexeu comigo durante toda a narrativa, uma montanha russa de emoções e sentimentos que trouxe vários pensamentos e reflexões.


Não foi uma leitura simples e rápida, como normalmente faço, pois temos várias cenas fortes e que podem ser de certa forma um gatilho emocional para certos leitores. Heroína traz temas muitos importantes e reflexivos como: a ansiedade, depressão, uso das drogas, relacionamento abusivo, abuso sexual, luto e violência.


Ainda assim, que final foi esse, meus amigos?! A autora trouxe um plot twist que não acreditei e que me acabei de chorar.
                    

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário