Resenha: O Ano da Graça | Kim Liggett



Título: O Ano da Graça
Autor: Kim Liggett
Editora: Globo Alt
Número de páginas: 356
Classificação: Nenhuma descrição de foto disponível.

Sinopse: Tierney James vive no Condado de Garner, uma sociedade patriarcal onde as garotas aprendem desde cedo que sua existência é uma ameaça. Lá, acredita-se que jovens mulheres detêm poderes obscuros e, por isso, ao completarem dezesseis anos, são enviadas a uma espécie de campo de trabalho, no qual devem permanecer durante um ano para se “purificar”. Mas nem todas retornam vivas e as que voltam parecem diferentes. No Condado de Garner, é proibido falar sobre o Ano da Graça. Mas Tierney está pronta para subverter as regras.
O ano da graça é uma história brilhante, assustadora e atual sobre os complexos laços formados entre mulheres e a resistência delas em uma sociedade misógina, patriarcal e desigual.


Resenha

Esse livro caiu na minha mão por casualidade, e logo pela sinopse ele me atraiu por ter uma temática bem parecida com O Conto da Aia. E eu gostei ainda mais desse aqui. 

O Ano da Graça é um livro bem mais completo, narrando a sociedade, e a forma como a protagonista Tierney lida com ela, e como o ano da graça é importante em explicar e mostrar uma rede escondida, e dar um potencial revolucionário a mulheres, que foram ensinadas a se submeter a uma sociedade machista e extremante dolorosa para elas. E mais do que isso, ela retrata a relação entre essas mesmas mulheres, que muitas vezes sofrem juntas, como vitimas, e também como algozes uma das outras.

É um livro com uma linguagem jovem, mas ao mesmo tempo, extremamente maduro. No começo parece um daqueles livros de distopia em que a protagonista vai mudar o mundo, mas depois ganha um enredo mais misterioso e realista, mostrando que toda grande mudança tem que começar de algum lugar. 

Além dessa questão feminista e política, o livro carrega alguns mistérios que intrigam o leitor e que vão sendo descobertos a cada página. Os personagens são cheios de nuances e a mente humana é mostrada de uma forma muito interessante.

O livro é bem legal, porque ele trás um pouco de tudo, por cima desse questionamento social. Romance, amizade, obsessão, história, magia e sonhos. Uma mistura fascinante e que tornou esse livro um dos melhores que do ano passado para cá. 

Se você leu o Conto da Aia ou assiste a série, ou até mesmo, se nunca viu/leu, mas tem interesse no tema, deve começar por ele. Não há arrependimentos, e fica uma sensação de plenitude, por ter tido a chance de ler um livro tão bom assim. A autora me conquistou logo nas primeiras páginas e ela soube o jeito certinho de passar essa história para nós.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário