Título: As sombras de outubro
Autor: Soren Sveistrup
Editora: Suma
Número de páginas: 416
Classificação:
Sinopse: É outubro e a neve de outono começa a cair em Copenhagen, deixando os dias mais curtos e as noites mais sombrias... e pelas ruas geladas e escuras, um psicopata aterroriza a cidade. Em uma manhã tempestuosa em um tranquilo bairro de Copenhagen, a polícia faz uma descoberta sinistra: o corpo de uma mulher brutalmente assassinada, com uma das mãos faltando. Sobre ela está pendurado um pequeno boneco feito de castanhas. O caso é entregue à ambiciosa detetive Naia Thulin e a seu novo parceiro, Mark Hess, um investigador introspectivo que acabou de ser expulso da Europol. Logo se descobre uma evidência ligando o sr. Castanha a uma garota desaparecida há um ano: a filha da política Rosa Hartung. O homem que confessou tê-la sequestrado e assassinado está atrás das grades e o caso foi encerrado há tempos ― e qualquer insinuação contrária causa disputas e inimizades na corporação. No entanto, quando novas vítimas e novos bonecos aparecem, Thulin e Hess acham cada vez mais difícil ignorar a conexão entre o caso Hartung e o novo serial killer. Mas que conexão seria essa? E como impedir o assassino de continuar sua caçada, se ele parece sempre um passo à frente da polícia? As sombras de outubro traz o melhor do estilo thriller noir, acrescentando ao suspense clássico uma boa dose de energia. Sveistrup retrata seus personagens com sensibilidade e mostra como romances policiais podem fazer críticas contundentes às realidades sociais.
Um caso solitário, acaba se transformando em assassinatos em série que podem estar ligados ao desaparecimento da filha de uma política, que aconteceu um ano antes, que aparentemente havia sido resolvido. Essas peças que, hora se encaixam, e hora parecem não ter nenhuma relação, vão mexendo com a cabeça do leitor.
Resenha
Suspense policial não é o tipo de livro que você acharia em grande quantidade na minha estante, mas fico sempre feliz quando um livro fora da minha zona de conforto aparece para mim, e eu tenho a oportunidade de ler algo diferente. E mais uma vez fiquei surpresa com esse livro.
Trata-se de um suspense muito bem construído, em que o leitor sofre tanto quanto os personagens para ligar os pontos e desvendar todo o mistério.
O livro é grande, mas isso nem é percebido porque a leitura é muito rápida e interessante.
Achei interessante como o autor mostrou os personagens, sem aprofundar demais, mas também não passou direto por eles. Muitas vezes, os personagens não são caracterizados em suspenses, mas aqui o autor consegue fazer isso sem perder o ritmo da história e sem deixar muito óbvio. Fora isso, o enredo é ágil, intrigante e traz uma bela surpresa no final.
Quem gosta do gênero não pode deixar de ler esse livro, e é uma ótima indicação para quem está começando ler livros do gênero. Esse é um daqueles livros que a gente diz que daria uma ótima série de TV ou filme. Então aqui está mais uma indicação para vocês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário