Resenha: Estou Pensando em acabar com tudo | Iain Reid

 

Título: Estou pensando em acabar com tudo

Autor: Iain Reid

Editora: Fábrica 231

Sinopse: Você sentirá medo. Mas não saberá dizer porquê… Jake dirige o carro em direção à casa de seus pais, na fazenda. Ele leva consigo a sua nova namorada. Ela, apesar de gostar de Jake, acha muito cedo para conhecer sua família. Até porque existe o pensamento. O pensamento de acabar com tudo. Durante as horas de viagem entre a cidade e o interior, por estradas desertas cercadas por florestas e escuridão, as lembranças e as dúvidas lhes servirão como companhia. Mas há algo errado. Uma tensão que pode ser sentida no ar, nos movimentos e nas convicções. Talvez eles não se conheçam o suficiente. E talvez seja tarde demais para voltar.

Resenha

Temos aqui um livro com uma sinopse e título intrigantes. O primeiro por não entregar muita coisa e o segundo, por ter um título bem maior do que costumamos ver por aí, além de ser o título que pode significar muita coisa.


A sinopse sucinta é fundamental aqui. Pode deixar um suspense sobre o que vai acontecer nessa viagem, e porque é preciso ser assim para não estragar (ou entregar) a ideia do livro e seu final que foi bem surpreendente.


O livro é contado pelo ponto de vista da namorada de Jake, e só quando acabei é que percebi que ela não tem o nome mencionado em momento nenhum. Foi de propósito? Pode ser que sim.


O livro é curto, e se passa, quase que totalmente, durante uma viagem até a casa dos pais de Jake. Através do ponto de vista dela, ficamos sabendo como o namoro começou e como ela se sente sobre seu relacionamento com Jake.

A ideia do livro é boa, e a escrita do autor é envolvente, com a mente de uma personagem que consegue desenvolver bem a história. Indo e voltando entre passado e presente. Os diálogos do casal, que são o ponto principal do livro, são interessantes, e eu até diria filosóficos. Eles comentam e questionam coisas que nunca parei para pensar, e isso torna tudo ainda mais interessante. Fico satisfeita que o livro não tenha sido maior do que foi, porque se continuasse, talvez ele se tornasse cansativo, devido a esses diálogos. Porque chega um ponto em que o leitor se pergunta: qual a importância disso? Essa conversa vai levar a algum lugar?


Do meio para o final, o livro vai ficando mais tenso. O leitor fica com a sensação de que tem alguma coisa errada, de que algo vai acontecer. E essa sensação é o mais legal do livro. E eu fui fazendo as mais diversas teorias sobre o que viria. Mas no final, eu não acertei. Não estava preparada para aonde o livro levou, e esse é outro ponto importantíssimo do livro, e o que faz a leitura valer a pena. O final foi surpreendente, e foi contado de uma forma diferente, fazendo com que o leitor tenha que raciocinar o que está lendo.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário