Resenha: Wild Cards - O Começo | George R. R. Martin

Título: Wild Cards - O Começo

Autor: George R. R. Martin

Editora: Suma

Sinopse: Um vírus alienígena atinge a Terra logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, dotando algumas pessoas de poderes incríveis ou deformidades abomináveis, e transformando para sempre o rumo da história.

Aqueles abençoados com superpoderes físicos ou mentais são chamados de ases, enquanto as pessoas afligidas com habilidades ou características bizarras são denominadas curingas. Alguns usam seus poderes a serviço da humanidade. Outros, para os próprios interesses.

Nesse novo mundo, a humanidade busca recuperar seu equilíbrio – e enquanto ases viram heróis nacionais e estrelas de cinema, os curingas são marginalizados e relegados à miséria. No entanto, nem todo ás usa seu poder para o bem, e no Bairro dos Curingas os ânimos estão esquentando – e uma revolta parece prestes a explodir.
Wild Cards: O começo é o primeiro livro da Tríade Original, e dá início à série Wild Cards editada por George R.R. Martin, o consagrado autor de A guerra dos tronos. Capítulo a capítulo, um time de grandes nomes da ficção fantástica apresenta personagens complexos e interessantes, e constrói a trama inesquecível de um mundo ao mesmo tempo tão parecido e tão diferente do nosso.

Resenha

"Wild Cards - O Começo" é um livro de fantasia/ficção científica, que foi relançado pela Suma.

Ele inicia uma série de histórias sobre um universo de super heróis, que surgiram devido a um vírus alienígena, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. De forma bem realista mostra como esse vírus segregou a população entre aqueles que não foram afetados, os que desenvolveram habilidades úteis e por fim, aqueles que agora carregam mudanças físicas ou habilidades estranhas, que os tornaram párias da sociedade.

O livro é uma espécie de antologia, com diversos contos interligados, ambientados no mesmo universo, mas escrito por autores diferentes. Muitos desses contos misturam fatos e situações reais com a ficção, o que é muito legal. Porque parece que a história realmente aconteceu assim, e como eles misturam informações reais sobre vírus e tudo mais, começa a parecer uma situação plausível.

Apesar de o livro trazer vários autores, as histórias são bem semelhantes na escrita e no modo como são contadas. Se não prestar atenção no nome dos autores, dá até para se passar, e achar que vem tudo da mesma pessoa. O livro é grande, mas é bem interessante, então consegue prender o leitor até o final. Achei a capa também bem bonita e chamativa.

Como não gosto tanto de antologias, o livro não foi maravilhoso pra mim. Mas sei reconhecer, que apesar disso, é uma boa leitura. Principalmente, para quem gosta do gênero. Ele traz questões sociais interessantes, com essa situação ficcional de fundo. É um livro mais específico para um público alvo. Mas no geral é uma leitura bem interessante.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário