Resenha: Crônicas dos Nove Reinos | L. M. Bechert

Título: Crônicas dos Nove Reinos

Autor: L. M. Bechert

Editora: Talentos da Literatura Brasileira

Sinopse: Um extraordinário mergulho na mitologia nórdica. A mitologia nórdica está na origem de outras mitologias ocidentais e remete ao ano de 4.100 a.C. Deuses sábios e poderosos como Odin e seu filho Thor, belas deusas como Erda e Freya, símbolos de amor e fertilidade, convivem com gigantes, anões, animais, heróis e se envolvem em histórias que sobreviveram aos séculos e resistiram à avassaladora influência do cristianismo no Ocidente. A força desses mitos do Norte da Europa definiria os ritos das mais importantes festas cristãs, como o Natal e a Páscoa. E chegariam à modernidade tendo ainda muito a dizer, inspirando obras populares que vão do clássico O senhor dos anéis aos heróis da Marvel, passando por séries de qualidade como Game of Thrones e Vikings. Este livro de Lili Marli Bechert, escrito com paixão, pode interessar a um público variado. Funciona como uma fonte preciosa para pesquisadores, já que concentra algumas dezenas de histórias desses mitos nórdicos; mas também cativa aqueles interessados em compreender as origens da cultura ocidental, a partir de lendas que, por algum motivo, resistem a mais de 3 mil anos de história.


Resenha

"Crônica dos Nove Reinos" é um livro curto, com menos de 200 páginas, mas cheio de informação. Fiquei bem animada para ler esse livro, porque eu adoro mitologia, e graças a Rick Riordan, tive a chance de ler histórias de fantasias, com base nas mais variadas mitologias, incluindo a nórdica. Não posso também deixar de mencionar o meu super herói e vilão favoritos do universo Marvel, que são Thor e Loki. É claro que neste caso, nem tudo é contado da forma original, mas ainda assim, pode ser um ponto que pode levantar a curiosidade do leitor.

Esse livro traz um compilado de várias histórias, seguindo quase uma ordem cronológica de acontecimentos, falando desde a origem do mundo e universo, a acontecimentos ligados ao diversos deuses e filhos. Alguns dos nomes e acontecimentos, já me eram familiares, devido a séries, filmes e livros, que trazem essa cultura, mas muitas vezes ela era adaptada para encaixar no que era pedido. Aqui nesse livro, o foco é trazer a versão mais original dessas histórias.

Elas são muito interessantes e a autora conseguiu dedicar momentos a mostrar como outras culturas e religiões foram influenciadas ou adaptadas a partir dessas histórias que foram passadas de geração a geração.

A escrita da autora é fácil, e ela faz o possível para tornar os termos ou acontecimentos bem claros para o telespectador. Parece que você está realmente ouvindo uma pessoa mais velha te passar esses contos.

A leitura é rápida, dinâmica e atraente. Quando você percebe, já está no final do livro. É uma boa recomendação para quem gosta da disciplina História, mitologia nórdica ou que tem curiosidade para saber um pouco mais sobre os nomes que houve tanto no mundo da arte.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário