Resenha: O ceifador | Neal Shusterman

Título: O ceifador
Autor: Neal Shusterman
Editora: Seguinte
Número de páginas: 448

Sinopse:  Primeiro mandamento: matarás.
A humanidade venceu todas as barreiras: fome, doenças, guerras, miséria... Até mesmo a morte. Agora os ceifadores são os únicos que podem pôr fim a uma vida, impedindo que o crescimento populacional vá além do limite e a Terra deixe de comportar a população por toda a eternidade.
Citra e Rowan são adolescentes escolhidos como aprendizes de ceifador - papel que nenhum dos dois quer desempenhar. Para receberem o anel e o manto da Ceifa, os adolescentes precisam dominar a arte da coleta, ou seja, precisam aprender a matar. Porém, se falharem em sua missão ou se a cumplicidade no treinamento se tornar algo mais, podem colocar a própria vida em risco.
                                                   Resenha

Comecei a leitura do livro " O ceifador", e nem percebi que já tinha passado das 200 páginas. Fiquei chocada em como a leitura foi rápida, envolvente, intensa e extremamente angustiante. Em vários momentos tive que parar a leitura, para respirar, porque me emocionou bastante. Mas agora vamos deixar de blá, blá e falar sobre esse livro.

Aqui temos uma sociedade futurista e utópica onde não existem mais fome, doenças, guerras, misérias e mortes naturais. Mas com a população crescendo além do seu limite, temos ceifadores, eles que são os únicos capazes de coletar (matar) as pessoas. 

Os ceifadores são divididos em dois grupos, os da vanguarda e os visionários. Os ceifadores da vanguarda escolhem as suas coletas com informações da inteligência artificial dessa sociedade ou vão simplesmente no caso em cidades "pequenas", para observar os indivíduos que parecem estar estagnados em suas vidas e os coletam de forma rápida e sem dor. Já os visionários ou melhor assassinos, matam as pessoas coletivamente, como num avião ou numa praça de alimentação, para fazer terror e pânico. Os ceifadores tem o poder também de dar imunidade de um ano para aqueles que eles quiserem.

Nesse mundo que dois jovens adolescentes são escolhidos por um dos ceifadores da vanguarda, para serem seus dois aprendizes. Em um ano, um deles será escolhido para ser ceifador, e o outro que "perder", voltará para a sua vida. 

O ceifador que for escolhido, tem o benefício de toda a sua família ter imunidade para sempre. Os jovens são Citra e Rowan. Para eles receberem o anel e o manto da Ceifa, os adolescentes precisam dominar a arte da coleta, ou seja, precisam aprender a matar. Porém, se falharem em sua missão, podem colocar a própria vida em risco.

Agora quem será o próximo ceifador? Quem perder terá que ter cuidado para não irritar nenhum dos ceifadores, principalmente os "assassinos", para fazer inimigos e não ser o próximo a ser coletado.

A narrativa e escrita do autor Neal Shusterman foi simplesmente impecável, rápida, fluída, envolvente, intensa e muito angustiante. As 448 páginas se passaram tão rápido, que nem percebi que estava no final da leitura desse livro, que me surpreendeu e conquistou o meu coração.

Os personagens principais e secundários foram maravilhosos e bastante cativantes. Adorei os adolescentes que estavam sendo treinados e os ceifadores da vanguarda. Alguns dos ceifadores se mostraram pessoas boas, compreensivas e humanas apesar do seus poderes. Mas também peguei muito ranço e ódio de outros personagens, que eram os ceifadores assassinos.

Em "O ceifador" teremos um mundo utópico, mas que tem suas falhas e muitos questionamentos que precisam ser respondidos como: "Para onde as pessoas coletadas vão"?  Espero muito que os outros livros dessa trilogia sejam ainda melhores que esse primeiro volume  e que sejam respondidas esses questionamentos. 

Teremos aqui muitas mortes, pânico, terror, corrupção, manipulação e um plot twist que me deixou em choque e querendo fazer a leitura dos próximos livros.

Só leiam, por favor.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário