Resenha: A nuvem | Neal Shusterman

Título: A nuvem
Autor: Neal Shusterman
Editora: Seguinte
Número de páginas: 496

Sinopse: No segundo volume da série Scythe, a Ceifa está mais corrompida do que nunca, e cabe a Citra e Rowan descobrir como impedir que os ceifadores que não seguem os mandamentos da instituição acabem com o futuro da humanidade.
Em um mundo perfeito em que a humanidade venceu a morte, tudo é regulado pela incorruptível Nimbo Cúmulo, uma evolução da nuvem de dados. Mas a perfeição não se aplica aos ceifadores, os humanos responsáveis por controlar o crescimento populacional. Quem é morto por eles não pode ser revivido, e seus critérios para matar parecem cada vez mais imorais. Até a chegada do ceifador Lúcifer, que promete eliminar todos os que não seguem os mandamentos da Ceifa. E como a Nimbo Cúmulo não pode interferir nas questões dos ceifadores, resta a ela observar.
Enquanto isso, Citra e Rowan também estão preocupados com o destino da Ceifa. Um ano depois de terem sido escolhidos como aprendizes, os dois acreditam que podem melhorar a instituição de maneiras diferentes. Citra pretende inspirar jovens ceifadores ao matar com compaixão e piedade, enquanto Rowan assume uma nova identidade e passa a investigar ceifadores corruptos. Mas talvez as mudanças da Ceifa dependam mais da Nimbo Cúmulo do que deles. Será que a nuvem irá quebrar suas regras e intervir, ou apenas verá seu mundo perfeito desmoronar?
                                                 Resenha

"A nuvem" é a sequência, que deu início em "O ceifador", escrito pelo autor Neal Shusterman e publicado aqui no Brasil, pela Editora Seguinte.

Preciso dizer para vocês que o primeiro livro "O ceifador", acabou com o meu emocional e foi uma grata surpresa, pois não esperava que gostasse tanto desse livro e da experiência, com essa premissa totalmente fora da minha zona de conforto. Enfim, comecei a leitura do livro "A nuvem", pensando que o autor não iria me surpreender ainda mais com essa história. E outra vez paguei pela minha língua e fui totalmente surpreendida positivamente e as minhas expectativas todas superadas.  

No livro "A nuvem" iremos ver que a ceifa e os ceifadores estão mais corrompidos do que nunca. A Nimbo Cúmulo (inteligência artificial), desta sociedade não pode interferir nas questões dos ceifadores, resta a ela observar as escolhas, os comportamentos e as circunstancias dos atos desses indivíduos.

Os ceifadores são os que têm poder de coletar as pessoas, para manter o equilíbrio populacional desta sociedade. Atualmente vemos os ceifadores coletando pessoas, para seus próprios interesses e não ajudando a sociedade que a cada dia cresce mais.  

Nossos personagens principais, Citra e Rowan, também estão preocupados com o destino da Ceifa. Um ano depois de terem sido escolhidos como aprendizes, os dois acreditam que podem melhorar a instituição de maneiras diferentes. Citra tenta inspirar jovens ceifadores ao coletar com compaixão e piedade. Já Rowan assume uma nova identidade e passa a investigar ceifadores corruptos.

Será que a nuvem irá quebrar suas regras e intervir, ou apenas verá seu mundo perfeito desmoronar? O que vocês acham que irá acontecer?

A narrativa e escrita do autor Neal Shusterman foi simplesmente impecável, intensa, gostosa e fenomenal. As 496 páginas passaram tão rápido, que nem percebi que estava no final da leitura desse livro, que me surpreendeu bastante.

Em "A nuvem" temos um final totalmente surpreendente, chocante e um plot twist fenomenal.  Quando terminei essa leitura, fiquei extremamente chocada e sem chão.

Para quem ama uma boa ficção científica de arrepiar e com reviravoltas chocantes, é uma ótima pedida.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário