Resenha: A morte da Sra. Westaway | Ruth Ware

 

Título: A morte da Sra. Westaway
Autor: Ruth Ware
Número de páginas: 318
Editora: Rocco

Sinopese: As cartas não dizem nada que você não saiba.
Não podem revelar nenhum segredo nem ditar o futuro.
Elas só podem mostrar o que você já sabe.
Hal Westaway lê cartas de tarô no cais de Brighton e, desde a morte da mãe, luta diariamente para pagar suas contas e sobreviver. A notícia inesperada de uma herança pode mudar sua vida para sempre e, mesmo sabendo que tudo pode ser um enorme engano, ela decide acreditar... e jogar.
Quando Hal Westaway recebe uma carta inesperada anunciando que ela herdou uma soma substancial de sua avó da Cornualha, aquilo lhe parece uma resposta às suas preces. Ela deve dinheiro a um agiota e as ameaças do sujeito estão cada vez mais agressivas: ela precisa botar a mão em dinheiro vivo o mais breve possível.
Existe apenas um problema: as avós de Hal morreram há mais de vinte anos. A carta foi enviada à pessoa errada. Hal sabe, no entanto, que as técnicas que usa para "ler" as pessoas através do tarô podem ajudá-la a conseguir esse dinheiro. Se alguém tem habilidade para comparecer ao funeral de um estranho e reivindicar um espólio que não lhe pertence, é ela.
Ao chegar à cerimônia, porém, Hal percebe que há algo muito, muito errado a respeito de toda aquela situação, e a herança está no centro de tudo. Mas Hal Westaway fez sua escolha, e não pode voltar atrás. Ela precisa continuar ou arriscar perder tudo. Até mesmo a própria vida.
Uma velha casa, uma governanta assustadora, conflitos familiares e dilemas morais. Ingredientes clássicos que se tornam surpreendentes na voz de um dos grandes nomes contemporâneos do suspense, Ruth Ware.
                                          Resenha

A morte da Sra. Westaway, que livro! Não sei se é por causa do choque que ele me deixou ao terminar, mas receio dizer que foi o melhor livro que li este ano.

O livro me ganhou logo no início, contando a triste história de Hal, de 21 anos, que perdeu sua mãe um pouco antes de completar 18, e que agora tinha que se virar sozinha, fugindo de agiotas e pensando em como pagar suas contas e não morrer de fome, quando recebe uma carta que pode salvar sua vida: uma herança foi deixada para ela, mas ela sabia que devia ser um engano.

A escrita perfeita da Ruth Ware me deixou apaixonada o tempo inteiro, e me fez não largar o livro. Primeiro a autora nos presenteia com uma história recheada de perguntas, e vai nos dando as respostas devagar, e quando achamos que tínhamos a resposta de tudo, ela nos dava respostas diferentes para as mesmas perguntas e duvidamos de todas.

Em certo momento do livro pensei: o final está óbvio, com certeza sei o que vai acontecer. Mas fui surpreendida demais no final, com direito a cabeça explodindo e tudo fazendo sentido. A autora nos faz acreditar em certos personagens, duvidar de outros de uma forma tão real que parece que somos nós mesmas que estamos lá tentando descobrir sobre nossa própria família.

No meio do livro também há passagens do diário que uma das personagens escreveu muito tempo atrás, quando todas as perguntas começam a se fazer. Gostei muito de ser espalhado entre os capítulos os dias do diário. Ficava ansiosa por mais páginas assim.

Gostei muito, inclusive de conhecer mais sobre cartas de Tarô, pois o livro nos apresenta bastante, explicando detalhadamente o que cada carta significa em várias passagens do livro, ajudando a nos deixar com ainda mais dúvidas tentando responder algumas perguntas.

Os personagens são cativantes, profundos, humanos e imprevisíveis, como qualquer desconhecido que temos contato. Não tenho muito o que falar sobre o livro, apenas digo: Leiam e se surpreendam. Tenham medo e dúvidas do que as pessoas podem ser capazes.

Eu, com certeza, vou buscar mais livros dessa autora.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário