Resenha: A Cantiga dos pássaros e das serpentes | Suzanne Collins

 

Título: A Cantiga dos pássaros e das serpentes

Autor: Suzanne Collins

Editora: Rocco

Sinopse: UMA HISTÓRIA DA SÉRIE JOGOS VORAZES. AMBIÇÃO O ALIMENTARÁ. COMPETIÇÃO O CONDUZIRÁ. MAS O PODER TEM O SEU PREÇO. É a manhã do dia da colheita que iniciará a décima edição dos Jogos Vorazes. Na Capital, o jovem de dezoito anos Coriolanus Snow se prepara para sua oportunidade de glória como um mentor dos Jogos. A outrora importante casa Snow passa por tempos difíceis e o destino dela depende da pequena chance de Coriolanus ser capaz de encantar, enganar e manipular seus colegas estudantes para conseguir mentorar o tributo vencedor. A sorte não está a favor dele. A ele foi dada a tarefa humilhante de mentorar a garota tributo do Distrito 12, o pior dos piores. Os destinos dos dois estão agora interligados – toda escolha que Coriolanus fizer pode significar sucesso ou fracasso, triunfo ou ruína. Na arena, a batalha será mortal. Fora da arena, Coriolanus começa a se apegar a já condenada garota tributo... e deverá pesar a necessidade de seguir as regras e o desejo de sobreviver custe o que custar.

Resenha


"A Cantiga dos pássaros e das serpentes" é um spin-off da trilogia de sucesso "Jogo Vorazes". Ele se passa muitos anos antes do 74º Jogos Vorazes. Coriolanus Snow é um jovem que veio de uma família rica e influente, mas que perdeu tudo com a guerra. Como estudante, ele e outros colegas foram escolhidos para serem mentores de tributos, e coube a ele, o distrito12, um dos piores. ⠀

⠀⠀
A ideia é ajudar seu tributo a se destacar e sobreviver aos jogos, e assim ganhar uma bolsa importante de estudos da Academia. Para isso, Coriolanus precisará usar toda a sua astúcia, para manipular a sociedade, seus colegas, e seu tributo também, uma jovem cheia de presença, mas que não parece forte o bastante para sobreviver e garantir o futuro do herdeiro Snow.

Eu estava bem reticente em ler esse livro. Porque todo mundo que leu ou assistiu "Jogos Vorazes" conhece Snow como um vilão, e nunca superei o que ele fez. Mas a ideia de acompanhar uma versão jovem, e entender como ele se tornou o presidente Snow, me atraía, além da oportunidade de ver como o grande evento acontecia décadas antes.


Temos como protagonista, um personagem que conquista pela inteligência e por uma mentalidade que já dá pra ver para onde vai caminhar, e que já começamos odiando, pelo que sabemos do futuro dele.


Achei que seria um livro difícil de ler, mas eu não consegui largar. Era muito interessante ver a mente do Snow, já com alguns dos ideais que ele viria a carregar. Ele já carregava a manipulação, a astúcia, mas ainda como uma ingenuidade da idade.


Ver o jeito arcaico e improvisado como os jogos aconteciam na época e poder comparar com os mais atuais, é uma diversão a parte. E vemos muitas ideias surgirem que darão forma aos jogos que conhecemos no futuro.


O livro é muito bem escrito, com momentos de ação, suspense, um pouco de romance, reviravoltas e aquela crítica político-social que todo esse universo consegue passar. Acredito que seja uma leitura obrigatória, para quem é fã dos livros. Com algumas referências interessantes para os leitores da série, que vão te surpreender. 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário