Resenha: Dormir em um mar de estrelas | Christopher Paolini

 

Título: Dormir em um mar de estrelas

Autor: Christopher Paolini

Editora: Rocco

Sinopse: KIRA NAVÁRES SEMPRE SONHOU COM NOVOS MUNDOS. ATÉ QUE DESPERTOU UM PESADELO.

Kira Naváres seguiu seu sonho e foi atrás de descobrir novos mundos, tornando-se uma exploradora de planetas não colonizados. Durante uma missão de pesquisa de rotina, Kira encontra uma relíquia alienígena. A princípio, ela fica maravilhada com a descoberta, mas logo esse sentimento se transforma em terror. Depois de cair em uma câmara no meio de um planeta desconhecido, a poeira ao seu redor começa a se mexer.

Kira é lançada em uma odisseia de descobertas e transformações que atravessa a galáxia ao mesmo tempo em que uma guerra eclode em meio às estrelas. O primeiro contato com seres alienígenas não é como ela imaginava, e uma série de acontecimentos a levam até seu limite humano. A Terra e suas colônias estão à beira da aniquilação, e Kira, mesmo tendo que encarar seus próprios medos, se torna a última esperança da humanidade.

Dormir em um mar de estrelas é um épico de ficção científica do aclamado autor de Eragon. Dormir em um Mar de Estrelas recebeu o Goodreads Choice Awards como o melhor de ficção científica do ano de 2020.




Resenha




Kira é membro de uma tripulação de pesquisa, que está coletando informações sobre um planeta que será uma futura colônia. Já no final da expedição, ela acaba descobrindo um local secreto, que a coloca em contato com um ser alienígena, que muda todo o seu futuro e de outras pessoas no universo. Infectada por algo desconhecido, que lhe dá características inesperadas e que atrai outros seres espaciais, Kira passará por diversas aventuras pelo espaço, onde conhecerá pessoas e espécies que vão ajudá-la, e que também podem causar uma guerra que destruirá a raça humana. 



O que dizer desse livro, que eu peguei sem dar nada, e me surpreendi demais? Para começar, esse livro é bem grande para uma ficção cientifica. Me perguntava se ele teria conteúdo para preencher tudo isso, e com certeza ele tem. Muita coisa acontece nessa história, e o autor dedica tempo a desenvolver todas as relações humanas. Algo que as vezes passa batido em livros do gênero. Aqui temos vários personagens, todos com momentos para desenvolver suas histórias e criar laços com a protagonista. O leitor acaba se conectando a cada um deles, e isso te deixa mais envolvido a cada página.



A Kira é uma personagem bem real, que soube equilibrar medos, coragem e curiosidade. Às vezes eu pensava: "Kira, isso vai dar problema", mas ela foi evoluindo de uma simples pesquisadora, para um guerreira capaz de tudo para salvar seus amigos e a humanidade. Esse livro proporciona essas mudanças nela, tanto do ponto de vista físico, mas emocional também. O livro é bem movimentado, com várias batalhas, fugas espaciais, necessidade de trabalho coletivo, e Kira se adaptando às habilidades que o "xeno" (a criatura que se liga a ela) consegue fazer.



Além de todo a aventura e ação, existe muita ciência, termos que inclusive o autor comprova as teorias ao final do livro. Temos a utilização de equipamentos tecnológicos, inteligências artificiais e tudo mais que o futuro poderia trazer à uma civilização que coloniza planetas. A história ainda consegue tempo para falar sobre família, culpa, amizade, amor e abnegação. É um livro denso, que não dá para ler rápido, mas que te prende o tempo todo. "Dormir em um mar de estrelas" vale cada página, e preciso mencionar que a capa está linda demais.




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário