Resenha: Os dez caras que eu não amei | Italo Castro

Título:  Os dez caras que eu não amei
Autor: Italo Castro
Editora: Chiado Books
Número de páginas: 158

Sinopse: O que é o amor pra você? Nesta obra dividida em 10 capítulos, Italo Castro faz uma viagem no tempo e passeia pelos seus relacionamentos dos últimos dez anos. Através de crônicas e poesias, divide suas angústias, aflições, reflexões e, principalmente, o entendimento que teve sobre cada um deles, até concluir que nenhum foi amor de verdade. O livro é uma verdadeira aula de autoconhecimento, e apesar de abordar relações pessoais do autor, traz cada um dos "dez caras" como personagens comuns na vida de qualquer pessoa – você vai, facilmente, identificar um amigo, um ex-namorado ou até a si mesmo(a).

                                                      Resenha

O livro " Os dez caras que eu não amei", do autor Italo Castro, conta a história de 10 caras que entraram na vida de um libriano azarado, bem humorado e intenso. Ao longo dos capítulos, o autor conta como conheceu cada um dos dez caras e suas frustações, decepções e relacionamentos que não deram certo. 

O livro todo é contado em primeira pessoa pelo autor, e temos capítulos alternados com poesias, pensamentos, ditados populares e até conselhos que o próprio autor jogou na história, para nós leitores. 

O autor Italo Castro durante todo o livro, parece que está conversando com o leitor, contando um pouco da sua vida e das suas relações amorosas, e em consequência, as suas decepções.

O autor te convida a conhecer como ele próprio, viveu e lidou com as suas decepções, frustações e por último, o seu auto conhecimento.  A escrita é tão fluida, tão deliciosa, que viramos as páginas e nem percebemos que já passamos da metade do livro. É impossível não se envolver durante a história ou não se lembrar de algo parecido, que você, querido leitor, pode ter vivido, ou de algum amigo(a) que viveu aquela situação e te contou.


Separei alguns trechos que me chamaram atenção, que PRECISO compartilhar com vocês:

" Na vida a gente também tem que ficar atento a quem é rocha e quem é pedaço de argila. É preciso aprender com os erros e entender que ciclos existem para serem vividos. Não encerraremos grande parte deles, e outra grande parte, terminaremos absolutamente se querer"

"Dizer que a vida é engraçada e louca soa meio clichê, então vou dizer que se Deus escreve por linhas tortas, na minha vida ele desenhou montanhas - russas. Mas isso me motiva a acordar todos os dias e agradecer. É essa bagunça que dá sentido a essa "bagaça". Sempre que algo engraçado e louco acontece, tempos depois consigo enxergar porquê."

"Ninguém nunca se pergunta quem é o palhaço por detrás da maquiagem ou o que ele sente quando tira a roupa colorida. Eu tinha medo de descobrir quem era você além das mensagens sem nexo ao longo do dia e das cinco fileiras de KKK no Whatsapp, quem era você além do exagero e noites de bebedeira. Quem é você de verdade? Maldito seja a curiosidade que faz a gente entrar no circo mesmo com medo do picadeiro"


Termino essa resenha, falando para vocês que o livro: " Os dez caras que eu não amei", do autor Italo Castro foi uma grata surpresa para mim. Como vocês sabem, não sou de ler livros de poesias, mas eu preciso dizer que gostei demais da história que o autor trouxe nessa obra perfeita, que me encantou, me fez dar altas gargalhadas e me enxergar nas decepções amorosas que ele próprio viveu


"Os dez caras que eu não amei", é um livro que trata sobre relacionamentos, decepções, seus recomeços e superação. É uma história que a cada capítulo dá na nossa cara, com os aprendizados, auto conhecimento e reflexões mais que importantes e bem vindas, claro. 

Uma obra para ler rápido ou devagar, apreciar ou devorar, e por último se apaixonar! 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário