Resenha: Pai em dobro | Thalita Rebouças

 

Título: Pai em dobro

Autor: Thalita Rebouças

Editora: Rocco

Sinopse: Vicenza é uma menina doce e superespiritualizada que cresceu em uma vila ecológica longe de sinal de celular e de toda a poluição da cidade. Tudo parece ser uma maravilha, mas ela sabe que um pedaço dela está faltando. O mistério que sua mãe mantém sobre seu pai é algo que Vicenza não consegue deixar para lá, e todo ano no dia do seu aniversário ela faz o mesmo pedido: saber quem ele é. Depois de sempre ouvir “não” como resposta, ela está quase desistindo. Quase. Porque o universo não brinca em serviço e algumas pistas no dia em que completa 18 anos podem acabar levando a menina direto para o seu pai... Ou pais? 


Resenha


"Pai em dobro" é um lançamento da Thalita Rebouças, pela editora Rocco. Enquanto muitos de seus livros viraram filmes, com esse aqui aconteceu diferente. Primeiro veio o filme, com um roteiro dela, e depois ela o transformou em livro. Sobre a história, o livro traz como protagonista Vicenza, uma jovem de 18 anos, que sempre morou em uma comunidade hippie. Ela tem uma ótima relação com a natureza e com sua mãe Rion. Mas Vicenza sempre cobrou da mãe, informações sobre seu pai, que nunca conheceu.

Quando a mãe faz uma viagem sem ela, Vicenza acaba descobrindo uma foto de Rion, 18 anos atrás, em um carnaval que aconteceu exatamente 9 meses antes de ela nascer. Somando as datas, ela percebe que o rapaz que está na foto com sua mãe, pode ser seu pai, e vai atrás do homem, no Rio de Janeiro. Mas Paco não era bem a pessoa que ela imaginava, apesar de terem características bem parecidas. E quando outra pessoa daquele antigo carnaval surge, isso pode confundir ainda mais as coisas.

"Pai em dobro" é um livro bem gostosinho de ler. Ele é leve e divertido. Os diálogos são engraçados, e algumas situações também. Vicenza é uma jovem muito bem resolvida quanto sua personalidade, alegre, doce, mas firme e sincera. Ela deseja muito conhecer seu pai, e acaba percebendo que nem sempre sonhos e realidade andam juntos. Os outros personagens são ótimos de acompanhar também, como Paco, um artista que não leva nada muito à sério, mas que nunca planejou ter filhos. Geovanne, um empresário de sucesso que adora feiras orgânicas, e Cadu, um jovem que tenta reerguer com a irmã, um antigo bloco de marchinhas da cidade.

A autora tem um jeito muito único e divertido de contar essa história, como se ela estivesse nos contando tudo, com comentários mais despojados. O livro tem uma história simples, que me lembrou o musical "Mamma Mia". Não é uma história inovadora,  mas consegue prender e entreter o leitor. Tem romance, diversão, planos que com certeza vão dar errado, e um ar descontraído.A leitura é rápida e dá pra terminar em pouco tempo. É o tipo de livro que indico para quem quer algo leve para espairecer e escapar de uma ressaca literária. Ou se você está procurando um livro infanto -  juvenil para sua filha adolescente, que você está tentando introduzir na leitura.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário