Resenha: Três irmãs - As mulheres que definiram a China moderna | Jung Chang

 

Título: Três irmãs - As mulheres que definiram a China moderna

Autor: Jung Chang

Editora: Companhia das Letras

Sinopse: O mais conhecido conto de fadas chinês moderno é a história das irmãs Soong, cujas vidas se estenderam do fim do século XIX ao início do século XXI. A Irmã Mais Velha, Ei-ling, casou-se com o homem mais rico da China, H. H. Kung. A Irmã Vermelha, Ching-ling, foi a companheira de Sun Yat-sen, pai fundador da China moderna e seu primeiro presidente. E a Irmã Mais Nova, May-ling, se tornaria a ambiciosa Madame Chiang Kai-shek, esposa do líder da República da China.

Em cem anos de guerras e revoluções constantes, as irmãs Soong estiveram no centro das mudanças do país e deixaram uma marca indelével na história chinesa. Elas desfrutaram privilégios e glórias, mas também se envolveram em disputas perigosas ― inclusive entre si. Neste épico de amor, guerra, exílio, intriga, glamour e traição, Jung Chang entrelaça os acontecimentos da China do século XX à vida de três mulheres inesquecíveis.

Resenha

"Três Irmãs" é um livro que conta a história real de três irmãs, que participaram de momentos históricos da China. Através de uma extensa pesquisa, e passando pela história de diversos nomes que marcaram a transformação da China de império para república, e posteriormente para o regime fechado que se instalaria nela, vamos seguir três irmãs.

Vindas de uma família abastada, com uma criação moderna no ocidente, conhecemos Ei-ling, que acabou se casando com o homem mais rico do país, Ching-ling, que se tornou primeira dama do novo governo chinês, após o fim do regime de monarquia, e May-ling, futura esposa do homem que instalaria o regime ditador na China.

Peguei esse livro sem expectativa nenhuma, e me surpreendi com o como ele conseguiu me prender.
Mesmo sendo um livro biográfico, sobre a história de um país que é pouco conhecida por aqui, a autora conseguiu situar bem o leitor, e tornar essa história densa e rica, atrativa para quem lê. Apesar de ser uma biografia, conseguimos acompanhar mais do que apenas fatos, mas também anseios, medos e motivações. A escrita é ótima, dividida de forma bem coerente e linear, guiando bem o leitor.

Achei as histórias de seus personagens muito interessantes. A autora fala dos protagonistas homens, que normalmente são os mais lembrados na História, mas o foco aqui são as mulheres. Achar que o papel dessas irmãs, como esposas, é algo supérfluo e sem destaque, é se enganar. Muito do movimento acontece por trás dos bastidores, e aqui não seria diferente. A autora mostrou uma grande pesquisa e conhecimento sobre esse período conturbado, de mudanças políticas, e mostra isso no papel.

Para quem gosta de livros históricos, vai achar aqui uma obra envolvente e que não vai decepcionar.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário