Resenha: Codinome Villanelle | Luke Jennings

 

Título: Codinome Villanelle

Autor: Luke Jennings

Editora: Suma das Letras

Sinopse: Villanelle (um codinome, é claro) é uma das assassinas mais habilidosas do mundo. Uma psicopata hedonista, que ama sua vida de luxo acima de quase qualquer coisa... menos a emoção da caçada. Especializada em matar as pessoas mais ricas e poderosas do mundo, Villanelle é encarregada de aniquilar um influente político russo, e acaba com uma inimiga determinada em seu encalço.

Eve Polastri é uma ex-funcionária do serviço secreto inglês, agora contratada pela agência de segurança nacional para uma tarefa peculiar: identificar e capturar a assassina responsável e aqueles que a contrataram. Apesar de levar uma vida tranquila e comum, Eve possui uma inteligência rápida e aguçada – e aceita a missão.
Assim começa uma perseguição através do globo, cruzando com governos corruptos e poderosas organizações criminosas, para culminar em um confronto do qual nenhuma das duas poderá sair ilesa.


Resenha



"Codinome Villanelle" é o primeiro livro de uma trilogia, que também deu origem a série de TV "Killing Eve". Neste primeiro livro, somos apresentados as duas protagonistas da história. De um lado Villanelle, uma mulher fatal, sem sentimentos, que utiliza de suas muitas habilidades para cumprir contratos para assassinar alvos. Do outro lado, temos Eve Polastri, uma mulher que após perder o emprego no serviço de inteligência inglês, acaba sendo contratada para descobrir a identidade da misteriosa assassina, e entrega-la as autoridades.

Nesta história vamos descobrir como  Villanelle se tornou quem é, e como o mundo das duas personagens acabam entrando em choque, criando uma rivalidade que vai seguir através do globo, e colocando a vida de muitos em risco. Duas mulheres inteligentes, espertas, e que vão mover suas peças em jogo, que pode custar tudo.

Eu já tinha ouvido falar da série de TV, mas nunca parei para assistir. Mas surgiu a oportunidade de ler este livro, e eu gostei dele, apesar de ter uma única ressalva. Para começar, gostei das duas protagonistas. São como dois extremos, em que uma sente, se preocupa, tem um comportamento comum, e outra que não sente nada por ninguém, que procura prazer em morte e conquista. Villanelle conquista o leitor, por seu perfil forte, planos elaborados e resultados profissionais. Já Eve ganha por ser uma pessoa mais comum, que podemos ser, que tem uma vida normal, mas que assume a missão de desvendar os mistérios.

O livro é curto, a escrita é envolvente, e a história é contada de forma simples. Aqui temos cenas de ação, com tiros, lutas, disfarces, planos e mortes elaboradas. É uma ótima história de suspense, na pegada de espionagem. Existe a oportunidade de desenvolver a história, vidas e anseios dos personagens principais também, o que as vezes acaba faltando em outros livros do gênero. 

Minha única queixa desse livro, é que ele acaba muito de repente. Pelo tamanho da obra, não entendi porque o autor não lançou como um único livro, em vez de dividir em três. Então, quando a coisa começa a fluir, ela acaba. Como se tivessem arrancado o resto. Mas a história ainda é boa, e felizmente o segundo livro já foi lançado aqui, e o último também já foi lançado nos EUA. É uma série que vale a pena ser lida, por quem gosta do gênero, e me deixou até curiosa para ver a série, que conta com duas ótimas atrizes como protagonistas.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário