Resenha: Menino sem passado | Silviano Santiago

 

Título: Menino sem passado

Autor: Silviano Santiago

Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Enquanto descobre a magia do cinema e das revistas em quadrinhos, o jovem Silviano Santiago nos conta a história de sua vida marcada pela perda da mãe, a conturbada relação com o pai e com o restante da família tradicional do interior de Minas Gerais. Contudo, ao narrar sua infância, Silviano narra também momentos decisivos da história do Brasil entre os anos 1940 e 1960.

Com o exemplar manejo da escrita que já conhecemos de suas obras ensaísticas e ficcionais, Silviano traz para esse relato memorialístico a potência narrativa que caracteriza toda sua obra. Um livro corajoso sobre as marcas que a infância e a família deixam em nós.


Resenha


"Menino sem passado" vem como uma autobiografia, contando a infância do autor Silviano Santiago, entre os anos de 1936 e 1948. Mostrando sobre sua família e experiências, do interior de Minas Gerais até Belo Horizonte. Vamos conhecer sua criação, os impactos das pessoas em sua vida, seu envolvimento inicial com a leitura, tudo isso tendo como fundo momentos históricos importantes, como a Segunda Guerra Mundial e o governo de Getúlio Vargas.

Silviano Santiago é um autor brasileiro, já premiado diversas vezes, e com livros traduzidos para diversos países. Nunca tinha lido nada dele, até essa biografia, que na verdade é a primeira parte dela, pegando apenas a sua infância. A escrita me incomodou um pouco, porque o autor não segue necessariamente uma ordem cronológica nas informações, às vezes seguindo para pensamentos e informações do futuro ou do passado. 

A escrita do autor é séria, e o texto longo, o que torna a leitura lenta e um pouco cansativa. Ao mesmo tempo é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais do autor, para quem gosta de suas obras, e entender como esse período tão importante de nossas formações como pessoa, foi uma influência para seu futuro. É interessante também acompanhar todo o contexto histórico da época. 

O livro também trás fotos e desenhos, o que enriquecem a experiência. Acredito que é um tipo de leitura bem específica, que não vai atrair a todos, mas será um ótimo presente para os fãs do autor.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário