Resenha: Filhos de Sangue e Osso | Tomi Adeyemi

 

Título: Filhos de Sangue e Osso

Autor: Tomi Adeyemi

Editora: Fantástica Rocco

Sinopse: Zélie Adebola se lembra de quando o solo de Orïsha vibrava com a magia. Queimadores geravam chamas. Mareadores formavam ondas, e a mãe de Zélie, ceifadora, invocava almas. Mas tudo mudou quando a magia desapareceu. Por ordens de um rei cruel, os maji viraram alvo e foram mortos, deixando Zélie sem a mãe e as pessoas sem esperança. Agora Zélie tem uma chance de trazer a magia de volta e atacar a monarquia. Com a ajuda de uma princesa fugitiva, Zélie deve despistar e se livrar do príncipe, que está determinado a erradicar a magia de uma vez por todas. O perigo espreita em Orïsha, onde leopanários-das-neves rondam e espíritos vingativos aguardam nas águas. Apesar disso, a maior ameaça para Zélie pode ser ela mesma, enquanto se esforça para controlar seus poderes ― e seu coração. 

Resenha


"Filhos de Sangue e osso" é o primeiro livro da trilogia "O legado de Orïsha", baseado na cultura Iorubá, e que está sendo adaptado para o cinema. Neste primeiro livro somos apresentados a um reino dividido entre aqueles sem magia e aqueles que possuem origem Maji. Anos atrás, os Maji possuíam poderes que o dividiam em diversos clãs. Mas a monarquia atual deu um jeito de sumir com a magia, matar muitos Majis, e transformar aqueles que ainda estão vivos, em reféns de uma sociedade que só os oprimi, de todas as formas.

Mas de uma forma inesperada, surge um jeito de devolver ao Maji, seus poderes, e acabar com o sofrimento que povo passa nas mãos do rei e de seus soldados. Zélie, uma jovem Maji, que viu sua mãe ser morta anos atrás, durante um ataque ao seu povo, acaba sendo a escolhida para essa missão, mesmo que ela não se ache boa o bastante para isso. Junto com seu irmão e uma princesa fugitiva, ela deverá desbravar terras desconhecidas e confiar em outras pessoas, para escapar das garras do rei e do príncipe Inan, que estão dispostos a tudo para impedir essa missão.

Adoro fantasia, e fiquei bem curiosa para ler um livro que trás como base uma cultura real, mas misturada com magia. A autora conseguiu que o leitor entendesse muito bem como o reino e toda a cultura funcionava. E nos fez simpatizar com esse povo que passa por tantas humilhações e torturas. Também achei bem interessante como temos dois pontos de vista apresentados, através de representantes dos dois povos, com histórias e vivências diferentes, e que carregam sua própria verdade,

A personagem principal é muito bem construída, com toda a dor e raiva que carrega. Achei o príncipe Inan também muito bem explorado, e complexo. Temos outros personagens muito interessantes como a princesa Amari, e outros, que dão dinâmica a toda a história. 

Temos aventuras, viagens, lutas, mistérios, romance, também várias questões emocionais, como desejo de ser aceito pelos pais, luta entre dever e coração, o que estamos dispostos a fazer pelo que achamos certo, e muito mais. Este livro foi uma leitura maravilhosa, uma entrada perfeita para a trilogia, e já estou muito ansiosa para ler o segundo livro, que já foi publicado aqui no Brasil.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário