Resenha: Gente Ansiosa | Fredrik Backman

 

Título: Gente Ansiosa

Autor: Fredrik Backman

Editora: Rocco

Sinopse: A busca por um apartamento não costuma ser uma situação de vida ou morte, mas uma visita imobiliária toma tais dimensões quando um fracassado assaltante de banco invade o apartamento e faz de reféns um grupo de desconhecidos.

O grupo inclui um casal recém-aposentado que procura sem parar, casas para reformar, evitando a verdade dolorosa de que não é possível reformar o casamento. Há um casal que, prestes a ter o primeiro filho, não concorda sobre nada. Acrescenta-se uma mulher de 87 anos que já viveu demais para temer uma ameaça à mão armada, um corretor imobiliário assustado, mas ainda disposto a vender, e um homem misterioso que se trancou no único banheiro do apartamento, e assim completamos o pior grupo de reféns do mundo.

Cada personagem carrega uma vida de reclamações, mágoas, segredos e paixões prestes a transbordar. Ninguém é exatamente o que parece. E todos — inclusive o ladrão — estão desesperados por algum tipo de resgate. Conforme as autoridades e a imprensa cercam o prédio, os aliados relutantes revelam verdades surpreendentes e desencadeiam eventos tão inusitados que nem eles próprios são capazes de explicar.



Resenha


Em "Gente Ansiosa", nós temos um grupo de possíveis compradores de um apartamento que está a venda. Todos eles estão circulando pelo apartamento, quando de repente um assaltante, de um roubo que deu errado, acaba se refugiando da policia, no apartamento, e transforma todos os presentes em reféns. No grupo, temos um casal aposentado, que vive um casamento difícil, e que tentam através de compras e vendas de imóveis, encontrar um objetivo em comum; também um casal com um bebê à caminho, que não concordam sobre nada; Uma senhora bem idosa, que não está nem um pouco preocupada em ser uma refém, um corretor de imóveis assustado, e um misterioso homem preso no banheiro. O que acaba levando a um grupo de reféns nada comum.

Cada um deles, incluindo o assaltante, carregam suas dúvidas, alegrias, lembranças e medos, e acabam encontrando nesse momento, a chance de revelar suas emoções, e finalmente reconhecer o que querem ou precisam. Através das conversas e histórias contadas pelo narrador, vamos conhecendo os personagens, e como eles podem estar relacionados um aos outros, mesmo que nunca tenham se visto antes. Mostrando anseios reais, e situações desesperadoras, que muitas vezes levam a atitudes ainda piores, o autor consegue, de forma dramática, e divertida, colocar o leitor para se sentir conectado aos personagens, e reconhecer neles, muitos pensamentos e medos nossos.

Eu já tinha lido algo do autor, mas esse livro foi uma surpresa incrível pra mim. Eu não esperava que fosse gostar tanto dele. Adorei a escrita leve, divertida, mas também cheia de momentos dramáticos e reais. A forma coma  história contada é única, com curtos capítulos, e mensagens dirigidas diretamente para o leitor. Dei várias risadas, e enxerguei uma ótima comédia dramática (não é a toa vai ser lançada na Netflix). O livro aborda questões como suicídio, solidão, problemas familiares, luto, crise financeira, problemas no equilíbrio entre casamento e carreira. Tudo isso de uma forma tão única, que não dá pra explicar em palavras. É um livro que eu recomendo para qualquer pessoa que deseja ler algo real, com temas fortes, mas ainda assim com certa leveza e humor. É uma história que mostra que ninguém é perfeito ou sabe de tudo, e que todos nos só tentamos fazer o nosso máximo, mesmo quando os obstáculos aparecem.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário