Resenha: Sem Amor | Alice Oseman


 


Título: Sem Amor

Autor: Alice Oseman

Editora: Rocco

Sinopse: Georgia nunca se apaixonou, nunca beijou ninguém e nem mesmo teve um crush. No entanto, como uma eterna romântica obcecada por fanfics, ela tem certeza de que um dia encontrará sua pessoa. Isso é o que uma sociedade obcecada por paixão e sexo lhe ensinou. Quando começa a universidade com seus melhores amigos, Pip e Jason, em uma cidade diferente e distante de casa, Georgia está pronta para encontrar um grande amor. Com a ajuda de Rooney, sua extrovertida colega de quarto que vive tendo relações casuais e parece não ter nenhum problema com isso, e uma oportunidade de atuar no grupo de teatro, seu sonho adolescente nunca pareceu tão próximo. O problema surge quando seu plano romântico provoca uma grande briga entre seus amigos, e Georgia acaba em uma comédia de erros digna de Shakespeare, começando a questionar como o amor pode parecer tão fácil para outras pessoas, mas tão impossível para ela. É então que um novo amigo lhe apresenta alguns termos e conceitos - assexualidade, arromanticidade - dos quais ela nunca ouviu falar, mas que parecem representá-la como Georgia jamais imaginou. De repente, ela se sente mais insegura do que nunca em relação aos seus sentimentos. Será que está mesmo destinada a permanecer sem amor? Ou será que estava procurando a coisa errada esse tempo todo? Quanto mais ela terá que esperar pelo seu final feliz?


Resenha


"Sem Amor" foi escrito pela mesma autora de "Heartstopper", apesar de não ser uma graphic novel. Neste livro, conhecemos Georgia, uma jovem que está a caminho da faculdade e que nunca se apaixonou ou beijou alguém. Georgia é fã de romances e sabe que um dia irá encontrar o amor; não há outra opção. Por isso, ela decide aproveitar a faculdade e uma nova amizade para, quem sabe, ter um relacionamento dos sonhos.


No entanto, quando sua tentativa de romance acaba causando danos em suas amizades, Georgia percebe que as coisas são mais complicadas para ela. Suas dúvidas a levam a conhecer várias pessoas e a aprender sobre assexualidade e arromanticidade, descobrindo como essas palavras se encaixam tão bem com ela. Georgia precisa lidar com suas descobertas e o impacto que isso representa para quem ela é e seu futuro.


Assim como em "Heartstopper", a autora consegue nos mostrar uma história cheia de diversidade, com personagens únicos e inclusivos. Nunca tinha lido uma obra que apresentasse um personagem assexual e que focasse tanto nas descobertas e dificuldades de alguém que foge totalmente dos padrões comuns. A autora aproveitou bem para mostrar toda a evolução da personagem em seus desejos e descobertas, bem como as dificuldades para aceitar algo que faz parte dela, mas que foge do que ela achava que precisava.


Todos os personagens são bem construídos, e as histórias secundárias também são ótimas. As interações entre Georgia e seus amigos são divertidas, únicas e agradáveis de acompanhar. Há muitas referências à literatura, principalmente a Shakespeare, e uma dose adequada de drama, diversão e romance. No começo, achei que o livro poderia não ser tão extenso, mas ao chegar no final, percebi que foi importante para a construção da personagem e para abordar diversos temas em um período cheio de descobertas. Foi uma ótima leitura, com temas interessantes e que valem a pena para quem gosta de uma bela história ambientada dentro da comunidade LGBTQIA+, com diversão, loucuras, dramas, amizades e vários tipos de amor.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário