Entrevista com Rubens Conedera

                                                 




Sinopse: 

Um amor floresceu na Itália Renascentista, contrariando os costumes de uma época em que casamentos aconteciam mediante acordos
financeiros. A jovem Carmela e o enigmático Lorenzo apaixonam-se de forma
inesperada, dando inicio a uma conturbada história de amor entre tintas,
obras de arte e sangue.
Um romance cheio de mistérios, onde sentimentos se desenrolam em situações
que desafiam o leitor a explorar os limites do amor exposto em cenários
ricos em obras de arte, intrigas e violência. Após algumas revelações a
cerca do segredo que norteia a vida de Lorenzo, poderá Carmela aceitá-lo
como é, desafiando perigos e contrariando aos costumes patriarcais e suas
próprias crenças?


Título - Carmela e Lorenzo
Autor - Rubens Conedera
Capa de André Siqueira
Lançamento - Abril


Entrevista:





• Como iniciou a sua carreira com a Literatura?
Comecei a ler muito cedo, e ainda na infância surgiu a facilidade para a escrita. Eu enchia cadernos e cadernos com HQ’s, com personagens e aventuras criadas por mim; sempre com incentivo de meus pais. Sempre ganhei livros, e na adolescência, quando comecei a estudar eletrotécnica, associei-me a uma biblioteca ligada a um órgão das industrias da minha cidade, entrando em contato com autores nacionais e internacionais.

 Existiu a influência de alguma personalidade artística em sua escrita, ou se fez por si? 
Sempre existem influencias, pois precisamos de informações para criar alguma coisa. Não sei se fui influenciado por alguma personalidade, mas por obras sim, pois não conheço a fundo a vida de nenhum escritor famoso. Quando escrevi “Carmela e Lorenzo”, tive vontade de criar um casal que fosse lembrado, como “Romeu e Julieta”, os lendários “Tristão e Isolda”. Sempre gostei de livros em que o estudo de História estivesse envolvido, assim com Arte, outro assunto que muito me atrai.


•    Existiu algum fato envolto na área literária que marcou sua carreira? Conte sua experiência

“Carmela e Lorenzo” é o meu terceiro livro, mas foi o primeiro a ser analisado por um editor. O mais incrível, é que foi considerado digno de publicação, e tudo aconteceu muito rápido. Vou tentar colocar meus outros dois romances em análise, assim que a MODO receber originais novamente. Ler a resenha feita por Adriana Vargas, uma pessoa que tem grande conhecimento e é uma autora de talento, já marcou minha curta carreira de forma que nunca vou esquecer. Receber comentários positivos de colegas e pessoas que leram meus livros já me enchem de orgulho.

•    Qual o tema que você gostaria de escrever e ainda não ousou?

Quando crianças desenhava HQ’s de ficção cientifica. Gostaria de tentar escrever algo neste gênero.


•       Quem são seus grandes ídolos escritores?
William Shakespeare, H. G. Wells, Maquiavel, Conan Doyle, Anne Rice, Machado de Assis, Paulo Coelho, David Coimbra. Gosto muito de livros técnicos de História, como os de Paul Johnson. 

•   Como é seu relacionamento com suas personagens?
Procuro exercitar a empatia, colocar-me no lugar deles. No caso de “Carmela e Lorenzo”, existiram momentos em que lágrimas surgiram, e as sensações visitaram meu corpo. Perdi o sono e as vezes sonhava acordado, até no trabalho. Nos dois primeiros livros, “Conspiração” e “O Indulto”, sofri com o inteligente e atormentado Samael; e sua solidão.

•   Como é seu relacionamento como autor, com o mundo longe da escrivaninha?
Sou uma pessoa simples e discreta, totalmente dedicado a minha família e amigos. Sou avesso a movimento e aglomerações. Procuro sempre atividades ao ar livre, pois minha cidade possui um interior rico em belas paisagens. Pelotas é uma cidade muito bonita. Temos desde praia até cachoeiras, e muitas possibilidades de distrações culturais.

•    Qual a linha literária que hoje escreve e como se relaciona com essa linha?
Escrevo algo que aprendi a reconhecer como Literatura Fantástica, com muito romance, aventura e História. Consigo escrever nestas linhas com certa facilidade, pois leio muito, e a disciplina de História nos dá inúmeras possibilidades, por nos colocar em contato com muitas culturas diferentes.

• De onde, em sua opinião, vem o maior apoio e incentivo aos autores nacionais?
Encontrei grande apoio no Clube dos Novos Autores, um blog literário. Depois de ser convidado por Adriana Vargas para participar do Clube, conheci outros blogs literários. A internet é uma ferramenta importante e rápida. Meu livro entrou no booktour, e já foi lido e resenhado em mais dois blogs, fora o Clube. O Clube dos Novos Autores já extrapolou a categoria de blog, é um movimento ou tendência maravilhoso. Através dele fui apresentado a MODO Editora Tradicional, que apoia de verdade novos autores, e tive meu trabalho reconhecido.

•  Como é seu relacionamento com seu público leitor?
As poucas pessoas que leram meus livros me procuram, para saber quando sairá um novo livro, sobre qual assunto vou abordar. Meu relacionamento com este pequeno publico é maravilhoso e gratificante.


•  Sob seu ponto de vista, o que atrai mais o leitor para a leitura de um livro?
Acho que uma capa bem feita, que revele o assunto do livro atrai muito o leitor. Outra coisa da qual o publico gosta é dinamismo, novidades, mesmo em um gênero cheio de clichês que não cansam, como são os dos romances. Por mais que tentemos mudar os cenários ou planos de fundo, os acasos e os encontros e desencontros, o “eu te amo” dos protagonistas são as letras mais esperadas pelos olhos dos leitores.

•  De onde vem sua inspiração? Tem algum costume ou ritual antes iniciar a escrita de um novo livro?
A inspiração para escrever “Carmela e Lorenzo” surgiu do amor que sinto por minha família, e de um pequeno grupo de amigos maravilhosos, pessoas que sempre tem algo diferente a nos dar, mesmo que tenhamos um relacionamento duradouro. A leitura de História e visitas a locais que instiguem minha curiosidade me trazem uma enorme energia e vontade de escrever. Vivendo cada dia e aproveitando o que as pessoas têm de melhor a nos oferecer é uma fonte inesgotável de inspiração.
 
•   Qual livro mais gostou de ler? Como foi a experiência?
Citar apenas um seria uma injustiça, mas posso dizer que ler “O Alquimista” de Paulo Coelho e “Entrevista Com o Vampiro”, de Anne Rice mudaram meu ponto de vista em vários aspectos.

•  De qual modo, sob seu ponto de vista, poderia se dar a ascensão literária no Brasil?
Através da educação em primeiro lugar. Culturalmente, o brasileiro lê muito pouco. Poucas pessoas separam parte do orçamento para comprar livros regularmente. Os pais tem um grande papel em incentivar este habito. Em segundo lugar, divulgação e incentivo por parte do governo.

•   Como é visto por você, a linha do tempo literária brasileira? O que mudou?
Vejo que o uso da internet possibilitou o encontro e relacionamento de pessoas que gostam de ler e escrever. Ficou mais fácil de publicar livros, mesmo que de forma independente. Penso que existe um antes e depois na literatura, tanto para produção de obras quanto de divulgação, após a utilização mais larga da internet.


•      Qual o melhor meio de divulgação da obra?
A internet é um meio importante, pois através dela o autor pode produzir seu original, encaderná-lo de forma a ser uma produção independente. Depois, podemos apresenta-lo a blogs literários, que saberão com certeza avaliar se a obra é digna de publicação ou não, chamando a atenção das editoras. Depois, com certeza a editora investirá na divulgação da obra, mas tudo parte do autor. Presenças em feiras e eventos sempre que possível também são essenciais. Nada acontece se o autor fica parado.

•   Como é visto o mercado literário sob sua ótica?
Vejo o mercado literário como um segmento muito disputado, com muita oferta de produto e pouca procura, tornando as grandes editoras fechadas para autores novos. É difícil de entrar neste meio e se perpetuar.


•  Qual é a sua opinião sobre o elevado nível de reprovação de originais?
É uma coisa complicada de se falar, pois estamos falando de obras que pessoas escreveram, se dedicaram... Mas infelizmente, como o mercado é muito disputado, a obra que não for considerada de qualidade ou inovadora, tende a ficar fora das editoras. A editora faz um investimento alto, e que ter o retorno. Para as editoras grandes, é mais fácil investir em um autor renomado, que já tem um publico certo, do que apostar em alguém.

•    Fale um pouco do seu último livro.
“Carmela e Lorenzo” é um romance que se passa na Itália, no período da Renascença. Conta a trajetória da jovem Carmela, e do enigmático Lorenzo, que vivem uma conturbada história de amor, entre tintas, obras de arte e sangue. O livro mostra a luta que duas pessoas tão diferentes travam para permanecerem juntas, onde o leitor é desafiado a testar os limites do amor. Depois que a menina descobre os segredos que cercam Lorenzo e tanto instigaram sua curiosidade, seus sentimentos e convicções são postos em cheque. Os aspectos do amor familiar também são colocados a prova, em um cenário rico em obras de arte, aventura e violência. 



•             Deixe um recado para seu público leitor.
Gostaria de agradecer por este espaço onde pude falar um pouco de meu trabalho. Espero que gostem de minha obra, que foi escrita com amor e muito esforço, tentando colocar nas mãos do leitor uma obra interessante, que estimule a procura por conhecimento. Gostaria que meus leitores se deixem levar por todos os mistérios e revelações do mundo de Carmela e Loren.

Por: Ili bandeira

Comente com o Facebook:

54 comentários:

  1. O livro do autor é muito bem feito, tive a oportunidade de ver a capa.. gostei muito da entrevista.
    beijo grande

    Amy Macchiato

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista, muito legal conhecer mais sobre o autor (:

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. Achei a história interessante. Parece um bom romance. Amei a sinopse.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, nem o autor. Mas parece ser uma história interessante, poderia até rolar uma promoção e esse livro ser sorteado para os seguidores do blog...é de se pensar

    Entrevista massa

    Anderson Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. Oh my God, apaixonei... Eu quero!
    Adoro entrevistas! É bom para conhecer mais o autor e suas inspirações...
    Beijosss
    Bianca,
    Book Mania
    http://bookmaniablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. A história é de fato surpreendente! Gostaria muito de ter a oportunidade de poder ler!

    Adoro entrevistas, você conhece bem o autor! ai ai
    Beijos - Bia
    http://escrevendomundos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Gostei da entrevista e é sempre interessante conhecer-se melhor o autor. ^^

    Parabéns e continuação ;)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  8. Nha, fiquei com vontade de ler.
    Besitos.

    ResponderExcluir
  9. Entrevista bem elaborada, gostei bastante das respostas do Rubens. Gostei bastante da capa do livro, a historia parece ser bem legal ^-^

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Adorei saber sobre o livro, e ler a entrevista. é otimo conhecer mais sobre quem escreve, aproxima o leitor apaixonado pelas obras.

    bjss

    otimo post

    ResponderExcluir
  11. Olha que bacana! Uma boa forma de conhecermos novos autores né? E é o terceiro livro dele, imagina?!?!?

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  12. Hm gostei , é bom conhecer um pouco mais sobre novos atores e talls éé gostei By: Lucas .

    ResponderExcluir
  13. Adorei saber sobre o livro, fiquei curiosa para ler rsrs'
    Beijinhos
    http://misteriodapaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Ili!
    Muito legal a entrevista.
    Adoro livro de romances e com certeza fiquei apaixonada por esse.
    Concordo com ele na parte sobre o que chama a atenção para o livro. Com certeza uma capa bem feita é uma das primeiras coisas que chamam a minha atenção em uma livraria. xD

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Ilinha! Legal o seu blog, vou visitar mais vezes! Beijos!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Ilinha! Legal o seu blog... vou visitar mais vezes! Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante, a arte da capa é muito legal.

    ResponderExcluir
  18. O autor gosta de bastante autores conhecidos e que possui ótimos trabalhos, Shakespeare, Anne Rice e outros, adorei isso! :D

    Bjão;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  19. Adorei a entrevistaa!! Muito bom conhecer mais sobre o autor! Beijos FÊ!

    ResponderExcluir
  20. A capa por si só já é bastante atraente e de fato quando li a sinopse lá em cima pensei logo em Romeo & Julieta o que já é um referencial forte, é um inteligente ponto de assossiação! Um livro forte ao que parece, pois amor regado a misterio e desafio é garantia de leitor entretido e satisfeito!!
    Parabéns Rubens e parabéns meninas. Obrigada por nos manterem bem informadas sempre! =D

    Besos da Kell

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdoem-me "Assossiação" com 2 's' é de matar!!! Falha de percurso. Voltei só para corrigir! 'ASSOCIAÇÃO' agora sim! =D
      besos da kell

      Excluir
  21. Oi Ily!
    Adorei a entrevista, é sempre bom conhecer mais os autores, parabéns!

    Beijos, Kamila
    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Gostei, parece miuito bom o livro!!
    Adorei a entrevista, também.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  23. Oiee! Entrevista bem interessante. As pessoas dizem que não podemos captar as coisas pela internet, mas o autor parece bem centrado e sereno. Legal! A história parece interessante tbm! Sucesso pro autor!
    Bjos
    Lilo
    Redenção, já em pré-venda

    ResponderExcluir
  24. Oi Ili!
    Primeiro parabéns pelo blog, fico feliz que esteja dando certo!
    E obrigada pela dica de leitura. Nunca tinha ouvido falar desse livro e nem do autor, mas a sinopse me interessou bastante.
    Gosto de livros históricos, e ter a época Renascentista como plano de fundo para uma história me parece muito promissor.
    Vou acrescentar esse livro a minha lista.

    Abraço

    H.C.C.Reis
    http://hellenstuffs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Olá!!
    Muito legal a entrevista, ainda não tinha visto nada sobre o livro e fiquei interessada =)
    Parece uma história envolvente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Ameei' ! Assim que sair o livro vou procurar para comprar ! *-*

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito! a história é muito criativa e parece ser suuper romântica !

    ResponderExcluir
  28. Amei a entrevista *-*
    O livro parece ser surpreendente, fiquei com vontade de ler.

    Bjs...
    Assunto Sobre Livros

    ResponderExcluir
  29. Amei a entrevista ! O autor foi muito atencioso e respondeu cada pergunta com muito detalhe.
    Quanto ao livro, com certeza é muito bom, já amo romance desde que me conheço e sei que vou amar lê-lo .
    Beijos,
    Yasmin - Living and Learning

    ResponderExcluir
  30. Parece ser ótimo o livro né?

    Quando sair tbm vou ler!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  31. Não conhecia esse livro nem o autor, mas fiquei interessada. O livro parece ser bom...
    Quantas perguntas, hein. Eu querendo formular algumas perguntas pras minhas entrevistas e não consigo, e você, omg!, um monte.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  32. O livro é lindo, já li ele e recomendo a todos

    Parabéns Rubens pelo belo trabalho :D

    Bjos

    http://www.amomuitolivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Muito obrigado por divulgar um pouco do meu trabalho. Parabéns pela iniciativa e pelo blog

    ResponderExcluir
  34. Perfeito esse livro! Não vejo a hora dele sair para que eu possa ler!
    Beijinhos - Bia
    http://escrevendomundos.blogspot.com

    ResponderExcluir