Resenha: A Sombra do Vento | Carlos Ruiz Zafón


Título: A Sombra do Vento
Autora: Carlos Ruíz Zafon
Editora: Suma de Letras
Número de páginas: 400
Classificação: 

– Sinopse –

Tudo começa em Barcelona, em 1945.
   Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de “A Sombra do Vento”, do também barcelonês Julián Carax.
   O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível.


– Resenha –

A Sombra do Vento é o tipo de livro que deve ser lido, relido, lembrado e guardado. Esse ano (2013) tive o primeiro contato com o autor Zafón (tenho quase todas as suas obras, mas nunca as havia lido). Comecei então com o primeiro da trilogia do Cemitério dos Livros Esquecidos.
   O livro narra a estória de Daniel, que aos 10 anos acorda no meio da noite e não consegue lembrar do rosto de sua mãe, já morta. Seu pai o leva então ao Cemitério dos Livros Esquecidos, onde o dono, Isaac, acaba por se tornar um amigo de Daniel. Lá, ele encontra o livro de Julián Carax, “A Sombra do Vento”. Se apaixonando pela leitura, ele vai atrás de outras obras de Carax.
   As respostas começam a aparecer quando seu pai o guia até um amigo, que revela o passado de Carax. Preso a tentar descobrir mais sobre o autor, Daniel se vê frente a frente a um mundo de segredos e mistérios, onde sua vida corre risco a cada passo dado.
   Apesar de ser uma leitura um pouco difícil, o livro é incrível. É bem no final que tudo começa a fazer sentido, quando o leitor já está aflito e preso a cada página que vai virando. Os toques de sentimentalismo são evidentes e o coração partido ao terminar a leitura é quase inevitável. Um dos cinco melhores livros que li esse ano. Uma obra de arte.

– Quotes –

“– Há prisões piores do que as palavras – pág. 292”.

“– Nós só amamos de verdade uma vez na vida, Júlian, embora não percebamos. – pág. 334”.

“Um livro é um espelho e só podemos encontrar nele o que carregamos dentro de nós. – pág. 396.”

Por: Paulo Sergio.

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Todo mundo só terce elogios aos livros do Zafón, confesso que ainda não li nada dele mais que espero e desejo ler futuramente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. O livro tem uma leitura difícil mesmo, mas acho que a história faz valer a pena! Sou apaixonada por ele e estou louca para começar a continuação!
    Sua resenha ficou ótima
    Um feliz natal, tudo de bom!

    depoisdeumlivro.blogspot.com
    espero sua visita (:

    ResponderExcluir
  3. Oi Ili, tudo bem? Eu tentei ler esse livro e não consegui, achei bem chato, mas eu tinha 13 anos na época. Quem sabe um dia eu não pegue esse livro para ler? Agora que estou mais madura, quem sabe?

    Beijokas da Mylloka
    Blog da Mylloka: http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Um dos melhores livros que eu já li. Amo de paixão esse autor e seus livros.
    Bjs e feliz natal,
    Cecília
    http://alltwords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir