Resenha: Azul da Cor do Mar | Marina Carvalho


Título: Azul da Cor do Mar
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novas Páginas
N° de páginas: 334
Classificação: ★★★★★


Sinopse

ACASO, DESTINO ou LOUCURA? No caso de Rafaela, Pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível. Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez... A ideia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida. Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando de Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do Mundo. Em meio a reportagens arriscadas – e alguns tropeços -, Bernardo acaba percebendo, contra a sua vontade, que Rafaela leva jeito para a coisa... E que eles formam uma dupla de tirar o fôlego. Mas e a mochila? E o garoto, o envelope, as cartas? Um dia a estabanada Rafaela vai ter que se libertar dessa obsessão. 


Resenha



Poderia começar e terminar esta resenha em poucas palavras e deixar vocês interpretarem se gostei ou não: li “Azul da cor do mar” em um dia.

            Falando assim, vocês podem pensar até que gostei do livro, mas devo dizer que estão enganados.

            Eu adorei! J (com direito a carinha feliz de domingo na cama)

            Gente, Como esse livro da Marina é fofo! E o que mais achei legal: ele é completamente diferente de Simplesmente Ana (que tem resenha).
            Mas, vamos começar do começo.


            Azul da cor do mar nos traz a estória de Rafaela: jovem, estudante de jornalismo, a mais nova de quatro irmãos e determina a seguir os planos para sua vida profissional que traçou desde cedo.
            Suas conquistas como futura jornalista vão muito bem, obrigada. Mas sua vida amorosa é praticamente inexistente tudo por que ela vive as voltas com uma lembrança de um garoto que viu algumas vezes quando ainda era criança.
            No entanto,  a lembrança ainda é tão forte que a impede de seguir adiante e deixar pra lá a vontade que tem de ir atrás desse garoto de olhos azuis, mesmo sabendo que seria impossível encontra-lo depois de tanto tempo.
            Tudo parece ir muito bem até que seu sonho de trabalhar num jornal de grande circulação,  vira um verdadeiro inferno. E tudo por conta de seu monitor de estágio, Bernardo.
            E é aqui que começa a diversão do livro. Sério! Adorei a petulância e a cabeça quente da Rafaela, assim como o descaso do Bernardo e a confiança exacerbada de Marcelo – outro jornalista que vive as voltas com a Rafa.

            Como destaquei, a personalidade da Rafaela foi o que me prendeu ao livro. O fato de ela ser atrapalha, de se meter em confusões e de conseguir se livrar sozinha (na maioria das vezes) me fez gostar dela. Não é aquela mocinha chorosa e romantiquinha da maioria dos romances. Além do mais, ela tá longe da idade comum nos livros que vemos por ai. O fato da vida dela não estar ligada a uma grande tragédia que a a faz ficar presa entre a adolescência e a vida adulta e de ela não ser uma mulher na casa dos 30 frustrada com tudo e com todos, me conquistaram.

            Claro que tem o fato da descrição do Bernardo ser tão perfeita que entrou, sem grandes esforços, para o time de Darcy, Max e Ian (orgulho e preconceito- Jane Austen, Procura-se um Marido e Perdida – Carina Rissi, respectivamente) de mocinhos que amamos. Ele contribuiu bastante para o livro de tornar ainda mais interessante.

            E pra terminar, Marina ainda encheu o livro de boas citações POP e fez uso de uma linguagem tão divertida e fácil que faz a leitura fluir.

            Notaram que fui completamente parcial nessa resenha? Rsrs
            Não preciso dizer que adorei o livro e que espero que você leia assim que tiver a chance, né!?

            A propósito, caso a Marina venha a ler isso : que tal um livro sobre os irmãos da Rafa? Achei eles bem “livráveis” e fofos!


Por : Odyle (sumida, mas não morta)Torres


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Gostei muito de Simplesmente Ana e por isso fiquei com um pouco de medo dessa leitura, mas depois da sua resenha não tem como não ficar curiosa...
    Beijos!
    http://sobrelivroseonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Evelise! também fiquei com aquela vontade e ao mesmo tempo com receio do livro com medo que ficasse repetido aspectos da história. mas me surpreendi!

      Excluir
  2. Oi Odyle, o livro é muito bom mesmo, e sua ideia sobre os irmãos da Rafa é ótima!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não gostaria de ver os dois sofrendo por amor?! rsrs
      bjus

      Excluir