Resenha: Saga Encantadas - Livro 01: Veneno | Sarah Pinborough


Título: Veneno
Saga: Encantadas - Livro 1
Autora: Sarah Pinborough
Editora: Única
Número de páginas: 224
Classificação: ★ ★ ★

Sinopse
Sexy, sarcástico e de prender a respiração! Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe “Felizes para sempre”! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia!
Resenha 


A história você já conheceu. Mas será que conhece os personagens?


Eu simplesmente amo releituras de contos de fadas e isso está em alta ultimamente. Em Hollywood, na TV a cabo e nos livros, até mesmo nos nacionais. Veneno é o primeiro da Saga Encantadas, que apresenta os contos de fadas de um jeito mais adulto, provocante e complexo.
Decidi pegar esse livro para ler porque o pessoal tem comentado muito nos grupos, querendo saber mais sobre a saga.
O livro é super curtinho, então vou me ater mais à minha experiência de leitura do que o conteúdo do livro, porque tô com medo de dar spoiler.

O livro tem como protagonista a madrasta da Branca de Neve, Lilith (já adorei ela começando por esse nome). Basicamente, o livro segue a mesma cronologia/enredo que o conto mais conhecido, mas é mais nível irmãos Grimm.
Preciso admitir que levei um tempo pra pegar no tranco do livro, mas acabei me envolvendo na história.

Veneno não é um livro para crianças. 
A premissa de uma releitura é exatamente essa: contar de uma forma diferente uma coisa já batida. E o que Sarah fez foi adultizar a história, tornando-a muito mais real e interessante para aqueles que cresceram com os clássicos da Disney. Lilith é apresentada como uma garota que sofreu muito na vida. No enredo não é muito bem explicado o porquê dela odiar a Snow White, ela apenas quer mudar o jeito da enteada e ponto final. Isso me deu a impressão que ela fazia as maldades puramente por fazer e que o problema dela com a Snow era inveja da vida mais simples. Então temos aí duas vertentes para pensar: ou é um motivo muito e ruim para basear o ódio de um personagem no outro, ou - e é o que penso - é uma das coisas mais humanas do livro. Ou vocês nunca conheceram alguém que por puro recalque já quis fazer mal a outra? E apesar disso, você consegue simpatizar com a Lilith, porque a Sarah fez questão que nós a conhecessemos. Há um pontada de Malévola nesse livro ;)

Os personagens secundários são todos muito bem desenvolvidos, reconhecíveis e amáveis. Apesar da história ser curta, ela bem é amarrada e tem uma evolução muito boa. Ele foca na história da Snow e Lilith, mas não se prende nos personagens só dela. É meio no estilo Once Upon a Time.

A narração de Sarah é muito simples e gostosa de ler. Li em apenas dois dias e quase nem percebi. É o tipo de livro que você lê para relaxar e acaba repensando tudo que já leu/viu sobre os contos de fadas e até sobre as pessoas ao seu redor ;0


É um livro sexy, provocante e sarcástico.

Cortesia da Editora Única <3
A edição da editora Única é linda! A capa e a diagramação são puro capricho. Tem um arabesco e gravuras no início da cada capítulo, não achei erros de revisão e outras coisas. Tá muito boa mesmo. Só a capa que apesar de bonita, retrata personagem Snow White, mas não combina com a personalidade do livro.







Eu esperava um pouco mais, por conta de alguns fatos não narrados e a forma nada delicada de retratar alguns personagens (bom, esse é o diferencial do livro), mas acabei gostando muito das tramas e o final me deixou doida para ver o próximo, Feitiço, que é focado na história de Cinderela.

Recomendo!

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. adorei a resenha, direta! a capa é linda <33

    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tenho esse livro em casa, garanto que vai gostar do próximo!!!
    Beijos
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu odiei! Acabou muito sem sentido, não terminou de contar a história e coisas do tipo. Fiquei muito irritada, mas quando começo a ler uma série, quero terminar né? O segundo livro parecia mais ou menos a mesma coisa, porém, o final... ahhh, o final! Juntou os dois livros e então passei a gostar da série. Estou no terceiro livro no momento e quero ver até aonde vai chegar.
    Desculpa pelo spoiler, se teve, não sei... kkk'

    ResponderExcluir
  4. Parece muito bom vontade de ler numa escala de 0 a 10=10. :)

    ResponderExcluir