Resenha: Como Eu Era Antes de Você | Jojo Moyes

Título: Como Eu Era Antes de Você
Autor:  Jojo Moyes
Editora Intrínseca
Número de páginas: 320
Classificação★★★★
Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.



Resenha

 Comecei a ler o livro por que durante o mês de agosto vi muitas pessoas comentarem sobre,e dizer ele é triste.
Louisa foi uma personagem de que não esperava muito. Desde do começo ela me pareceu sem vida e não criei muita expectativa sobre evolução da personagem, porém no decorrer da trama ela se desenvolveu um pouco e deixou de estar estagnada como no começo do livro. Mas ainda assim, achei que foi lento demais, e esperava um pouco mais de movimentação. Já que, ela narra maior parte da estória. 
   Aliado a isso, podemos encontrar mais de três narrações diferentes. Diferenciadas na narração de Camila, mãe de Will, da irmã de Louisa e do pai de Will e a própria Louisa, é claro. Pela narração podemos perceber a personalidade de cada personagem, e a transição é suave e bem feita.

Senti a música como se fosse algo físico que não entrava só pelos meus ouvidos, mas fluía dentro de mim, me cercava, fazia meus sentidos vibrarem.”

 De toda forma, senti que algumas passagens poderiam ser cortadas ou repostas por diálogos tornando o livro menos repetitivo e mais trabalhado. Durante a leitura, encontrei, pelo meu ponto de visão, um pouco de desleixo de explicar melhor o acontecido. Fiquei um pouco frustrada quando colocava “e contei tudo a ele (a)”, mas não trabalhava tão bem a reação dos personagens.
   Senti falta do ponto de visão do Will e conhece-lo melhor, já que o livro trata de sua a dor, achei estranho não abordar o emocional do Sr.Traynor. Ao final do livro me deixou uma impressão que me despedi do mesmo sem ter conhecido o personagem direito. 

“— Acho que podemos fazer de tudo. Sei que essa não é uma história de amor como outra qualquer. Sei que há motivos para eu nem dizer isso. Mas eu amo você.”

 O livro também tem bastante pontos positivos. O conto que aborda a falta de amor de Will pela vida, e a tentativa de Louisa trazer um pouco mais de luz para sua casa, é bem bonita. 
Ensina os leitores que algumas decisões devem ser feitas de maneira condizente com o seu estado de espirito, por si mesmo e não por terceiros. Tanto Lou, quanto Will mudam durante o livro, a troca de informações é grande, e cada um leva um pedaço de si para o outro.
   O amor entre os dois, não é feito de forma clichê como em outros romances. É feito pela admiração e respeito, mesmo que os dois ainda discordem de algumas coisas. Além disso, o livro fala sobre a família, o crescimento pessoal e profissional.
   O fim do livro era o que já se notava ao decorrer da trama, porém todas as doses de esperança tomaram uma proporção diferente. De forma triste mas não foi forte o suficiente, por não detalhar todos os fatos que ocorreram em um piscar de olhos.

A autora Jojo Moyes, deixou uma sinopse em aberto no final com a continuação desse romance, e já pode notar a diferença e evolução da Louisa e abertura de mais características, que poderão preencher os espaçamentos do primeiro livro.


Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Olá!venho através da agenda dos blogs conhecer seu cantinho e amei.te seguindo...sucesso!bjss!http://wwwmazeblogspotcom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para ler esse livro! Já ouvi falar muito bem dele... Gostei da resenha, vi algumas críticas de que ainda nao havia tomado conhecimento. =D

    Beijos!

    comoseeufossepoeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor. Quis expor esse meu ponto de visão para os futuros leitores, pois eu achei que muita gente falou só da história e não me falou muito sobre o texto.
      xx

      Excluir
  3. Eu quero muito ler esse livro antes de estrear o filme
    Eu jurava que esse livro era na visão do Will e da Louisa. Espero não me confundi com varias narrações.
    Sobre Cretino Irresistível, você pode até não curtir o gênero mas não vai conseguir parar de ler a série toda. Sério... Geralmente esses livros não possuem uma comédia pra dar uma leveza ao gênero mas, graças a Deus, nessa série tem.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela indicação Luiza, com certeza irei ler essa série. Sobre o livro, bom eu não me confundi muito com as narrações, foram bem sucintas.
      xx

      Excluir
  4. Adorei esse livro! Quero muito ler!
    Amei essa capa maravilhosa!
    Abraços.
    http://www.oraculodeelfos.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Anna! Eu já li esse livro, mas é impossível esquecer essa história maravilhosa. Infelizmente eu ainda não tenho meu exemplar para poder ficar admirando na estante, marcar minhas partes favoritas e relê-las quando der vontade, mas até o final do ano eu pretendo comprar o meu. Beijos.

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Os livros da Jojo sempre com seu lado familiar, embora só tenha lido um livro da autora, eu achei bem fofa a capa, e seja por isso que quero compra-lo, vou ler este livro talvez no final do ano, quem sabe?! Parece ser uma linda historia.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Ainda não li nada da Jojo Moyes, mas depois que minha amiga me indicou esse livro fiquei bem curiosa sobre a historia e pretendo ler, mas me surpreendi em saber que é e narrado por vários personagens mas espero gostar da historia !!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Anna. Eu esperava um pouco mais de Como Eu Era Antes de Você, não percebi muita empolgação na sua resenha sobre o livro, posso estar enganado, mas apesar da evolução da protagonista, o livro em si não evoluiu muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente só coloco muita empolgação quando gosto muito do livro, sabe aquele que te deixa dias pensando na história? Assim. Além disso eu prefiro não influnciar a leitura de outros com o que eu entendi sobre o livro. Não teve tanta empolgação nesse livro pois criei uma grande expectativa sobre ele, contudo teve algumas coisas que senti falta como já dito no post.

      Excluir