RESENHA: A METAMORFOSE | FRANZ KAFKA


Título: A Metamorfose
Autor: Franz Kafka
Editora: Saraiva de Bolso
Número de páginas: 70
Classificação: ★★★★★
Sinopse: 'A Metamorfose' é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. Sem a menor cerimônia, o texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante - o famoso Gregor Samsa - transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana - tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.









                                                 – Resenha –

E se você acordasse em um dia qualquer e se percebesse transformado em um inseto? Parece impossível e um pensamento até ridículo, mas é exatamente o que acontece com Gregor Sama.

Em um dia comum ele desperta de seu sono inquieto e quando vê não consegue se levantar naturalmente. Quando ele se dá conta de que não possui mais o corpo de um ser humano você pensa que ele irá se desesperar imediatamente, questionar como isso aconteceu e como ele pode se curar, mas não. Gregor não se abala nem por um minuto. Ele se preocupa muito mais em ter que se levantar para enfrentar mais um dia em sua rotina entediante. E, nos fazendo cair em total descrença, ele ainda entra em total melancolia por conta do tempo chuvoso.

Kafka nos faz viajar em terras desconhecidas, nos divertir com pensamentos completamente absurdos e ainda considerar a convivência com um ser grotesco e monstruoso no mínimo considerável.

Quando a família de Gregor se depara com ele metamorfoseado, a vida de todos sofre uma transformação, uma vez que ele era o provedor da casa. O autor levanta questões a cerca da relação entre familiares, entre patrão e empregado, entre inquilino e proprietário e, em geral, entre os indivíduos de uma sociedade moderna e pós-industrializada.

A crítica lançada por Kafka é extremamente clara e ao mesmo tempo sutil. Sua escrita transcende o seu tempo e é possível identificar traços sociais expostos ainda na atualidade. Este livro irá lhe fazer refletir profundamente sobre a existência humana e a influência do meio social sobre o indivíduo, porém de uma maneira leve e bastante cômica.

Boa leitura!


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi Natasha,
    Tive uma experiência com um conto desse autor e adorei. Esse livro me parece extremamente inteligente.
    Beijos!
    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thamiris. Sim, a história é intrigante e nos pensar em várias questões sociais que talvez nunca tenham passado por nossa cabeça. Eu precisei ler para a faculdade, mas não foi nem um pouco entediante, ao contrario, me deixou super curiosa e eu quis ler de qualquer forma. Beijos!

      Excluir