Especial do mês #2: como organizar sua estante!

Chegando na metade do mês e o post quase não sai. Mas como prometido, este é o segundo especial postado aqui no blog, que mostra as opções para você organizar a sua estante e parar de se preocupar com o dilema "onde coloco esse livro?".  Afinal, existe uma melhor forma para se arrumar uma estante?

  1. Editora 
Organizar por editora é simplesmente maravilhoso, facilitando muito. Apesar de alguns autores terem seus livros publicados em editoras diferentes, é vez ou outra que acontece de um livro ou outro serem separados por conta disso. 

  1. Autor 
Autor é uma maneira prática, mas ao meu ver, apenas para aqueles que publicam muito - a exemplo de Nicholas Sparks/Stephen King. Autores que possuem apenas uma obra publicada ficariam reclusos na estante. 

  1. Gênero 
Ficção, romance, distopia, terror. Gêneros acabam agrupando uma série de livros. O pequeno problema entra quando se pensa que na maioria das vezes, livros podem ser classificados com mais de um gênero. 

  1. Cronologia 
Para quem quer saber a ordem em que os livros foram adquiridos, esse tipo de organização é excelente. Chato é ter que ver um livro de uma série que comprei em 2013 com continuação publicada em 2015 - e uma infinidade de livros que foram comprados no decorrer desses anos os separando. 

  1. Alfabética 
Alfabética é uma maneira um pouco estranha, e como a forma cronológica, acaba separando livros que você quer que estejam juntos. Além do que, imagine organizar todos os livros que começam com a letra A? 

  1. Lidos/não lidos 
Também prático, mas também limitado. Apesar de separar dessa forma auxiliar nos livros que devem ser lidos, "dentro" dessa organização deverá ser feita alguma outra. Como organizar os lidos? E os não lidos? 

  1. Tamanho 
Apesar de no começo ser legal, uma hora os livros ficam todos do mesmo tamanho, não é mesmo? E aí a graça termina. 

  1. Páginas 
800, 500, 400, 350, 200, 100. E por ai vai. Ou ao contrário. Organizar pela quantidade de páginas deve ficar interessante visualmente. 

  1. Favoritos 
Uma organização ótima e entretanto, péssima. Organizar os primeiros livros pode ser extremamente fácil no começo, mas e os últimos? Qual o que eu menos gosto? Qual eu odeio?  

  1. Cor 

Organizar por cor é lindo visualmente e admito que já tive a vontade de fazê-lo, mas pensando na quantidade de livros pretos possuídos, talvez não fique tão interessante assim em algumas partes da prateleira. Ainda assim, não perdi a vontade de tentar.

E vocês? Como organizam suas estantes? 

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Minha organização é uma mistura, mas o que predomina é por tamanho, e os não lidos sempre deixo à mostra!
    Adorei o post!!

    Beijos
    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hey!
    Que ideias legais... Eu organizo minha estante de um jeito bemmmmmm desorganizado! hahahaaha!Não é nada específico, apenas deixo as séries juntas. Minha estante é pequena, por isso não dá pra colocar nada numa ordem legal, porém acho lindo esse jeito de colocar os livros por cores.

    Beijos,

    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente minha estante não me permite -ainda! - escolher várias maneiras de arrumação, mas as dicas são ótimas. Quando comprar minha estante eu penso em arrumar por cores mesmo.

    Fixou lindo.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Infelizmente ainda não tenho uma estante para pensar em como organizá-la, mas assim que eu tiver, já sei que será por editora. Tem algo mais prático que isso?
    Também tenho vontade de organizar por cor, mas acho que enjoaria logo.
    Beijo.

    Choque Literário

    ResponderExcluir